6/19/2009

Todos são culpados

Não adianta agora ninguém querer empurrar a culpa pra cima de outrém...


- Nas relações entre crianças, casais, colegas de trabalho (grupos difíceis de se conduzir), costuma-se dizer a seguinte frase: "quando um não quer, dois não brigam", é preciso ceder. Não que devamos nos deixar envolver simplesmente a qualquer momento por tudo que nos impõem e dizermos "amém" quando nos sentimos prejudicados, mas é assim que as coisas funcionam muitas vezes para que ambos os lados não saiam prejudicados.

- Pois bem, mas agora que a Fórmula-1 rachou é um tal de ver a FOTA dizendo que Max Mosley foi o grande culpado por vários motivos e o presidente da FIA dizer o mesmo da associação das equipes da categoria. Ótimo... isso é uma crítica? Não... afinal de contas todos os lados estão certos.

- A FOTA tem razão em dizer que a FIA foi intransigente, que exagera na tentativa de comandar o campeonato mundial, que tentou sim dividir as equipes que fazer parte do grupo colocando uns contra os outros, etc. Mas por outro lado Max Mosley também é correto ao afirmar que os times foram intransigentes demais, em especial a Ferrari, que sempre teve mais atenção que qualquer outro time enquanto equipe membro da Fórmula-1.

- O que está errado é que ninguém quer assumir a culpa pelo que aconteceu, nem Mosley, nem a FOTA. A impressão é que todos se uniram para definir os rumos da Fórmula-1 à revelia de Bernie Ecclestone, o dono da categoria, e quando viram que havia essa possibilidade cada um tentou trazer a liderança para si.

- Não é de hoje que Max Mosley é combatido e já tentaram de tudo para derrubá-lo de sua cadeira, até mesmo através de notícias de escândalos sexuais, que no fim das contas só dizem respeito ao próprio.

- No ano passado a FOTA foi criada, em meados de setembro para provar que a união dos times poderia trazer benefícios para a categoria e proteção para as equipes, mas nem isso foi capaz de impedir a debandada da Honda e as ameaçãs de Toyota e Renault seguirem pelo mesmo caminho.

- Mosley tem razão quando dizem que as montadoras não podem assumir o controle da categoria pela falta de comprometimento. O que pode fazer BMW, Renault, Toyota, Mercedes e afins se elas nem sequer tem a Fórmula-1 entre suas principais atividades?

- Para essas montadoras se a Fórmula-1 realmente acabar com esse racha nada muda.... elas continuam por lá e mesmo que o campeonato paralelo seja criado e não faça sucesso tudo bem. As vendas de carros não diminuirão, a imagem das empresas não sairá arranhada e muito menos as suas ações nas bolsas de todo o mundo vão cair. A situação é ruim para times como Brawn e Ferrari, que dependem da Fórmula-1 para manter intactas suas imagens.

- A Fórmula-1 é muito importante para nós, fãs, membros da mídia e também para times menores... você já imaginou a Williams sem a Fórmula-1? Não é a toa que a equipe assinou seu compromisso com a FIA, bem como a Force India. Mesmo a Ferrari pode ter dado um tiro em falso pois as declarações de Luca di Montezemolo que seus fãs vão onde a marca for não representam 100% a verdade dos fatos.

- E a Fórmula-1 assim também perde pelos erros de Max Mosley em tentar introduzir à forceps suas idéias. Desde o início do ano quando foi anunciado que o título da temporada seria decidido em favor daquele que tivesse mais vitórias no ano. Alí ele pôde perceber que a vontade dos membros da categoria precisa ser respeitada e agora além de perder marcas importantes para a continuidade da categoria a receita cai drasticamente também com debandada da receita financeira gerada pelos campeonatos.

- E tudo porque faltou humildade de ambas as partes ao assumir que a união das duas correntes é que geraria a equação ideal de idéias para o futuro da categoria. Assunto que por sinal foi discutido em altíssimo nível no início deste ano após a instituição da crise financeira mundial.

- Quem sai prejudicado com isso é Bernie Ecclestone, que até poderia ter sido mais ativos em suas negociações pela paz na Fórmula-1, mas que dessa vez não agiu ativamente para que a crise se instalasse.

- Ainda acredito que os dois lados irão dar as mãos, mas que a discussão não acabará. Todos os envolvidos verão que há algo errado em suas posturas mas tentarão forçar suas idéias como sempre acontecesse. E jogando a culpa para o outro lado.

2 comentários:

Ylan Marcel disse...

Deu merda, só isso tenho a dizer...

Ron Groo disse...

Exato.
Todos são culpados, e todos tem razões corretas.

O que ninguém sabe é expor suas ideias sem querer impor.

Triste...