6/15/2009

QRX 2009 - Volkswagen Tiguan

Grande, leve e potente... mesmo quando escorrega...


- Hoje começo com as minhas impressões sobre os modelos que dirigi em Interlagos na edição 2009 do Quatro Rodas Experience. Foram 3 no circuito e mais um na pista "Off Road" desenhada nas dependências internas do autódromo. A Tiguan foi o carro dirigido por mim nas duas pistas e é por ela que começo.

- Foi o primeiro teste do dia. Carro grande sempre me deixa um pouco arredio por gostar dos campactos, em especial pela ergonomia dos modelos menores. Pode-se dizer que a Tiguan tem ergonomia de carro pequeno, no bom sentido é claro. A confortável posição dentro do carro tem como companhia o fácil acesso a todos os controles do veículo.

- Não consigo também não reclamar quando vou dirigir um carro com câmbio automático. Simplesmente não gosto, prefiro saber que ao pisar no acelerador o carro responderá ao meu modo, por estar posicionado na minha marcha de preferência. De qualquer forma, dirigir uma Tiguan em Interlagos (que exige aceleração) no modo esportivo é interessante, é o famoso "Ponto S" do câmbio. Na saída do "Pinheirinho" ouvi do instrutor o pedido para pisar de leve no acelerador e na sequência também fui chamado atenção em tom de brincadeira: "eu disse para pisar de leve". É, esse carro responde.

- São 200 cv de potência em um carro com 1622kg. Um carro grande, leve e sensível à pilotagem sob diversos aspectos.

- Se por um lado ele sobe o trecho que compreende a "Curva da Junção" até o "Café" alcançando facilmente os 160Km/h em um despejo surpreendente de potência, por outro a estabilidade em curvas as vezes fica um pouco comprometida. O carro tende a balançar ao mínimo exagero de pilotagem, em especial na saída de trechos sinuosos que exigem aceleração.

- De qualquer forma a impressão do carro é muito boa e a direção soa confortável no modo de "marcha normal", o "Ponto D". Um belo carro.

Off Road:

- A mesma potência do carro pôde ser observada por mim no circuito "Of Road". Andando em trechos extremamente acidentados pude julgar como excelente a suspensão da Tiguan, que em momento nenhum ameaçou sair do controle ou sequer me colocou em posição incômoda na direção.

- Os trechos de forte aclive mais uma vez me permitiram comprovar a qualidade do motor de 200 cv que equipa o carro. O mesmo aconteceu no lamaçal a qual somos levados, onde a força da Tiguan a impede de atolar.

Conforto: 9
Potência: 8
Estabilidade: 6
Média: 7,6

0 comentários: