6/15/2009

QRX 2009 - Fiat Punto T-Jet

Ainda potente, e com uma brasilidade a mais no câmbio...


- No ano passado, quem pôde acompanhar os testes do "Mundo Veloz" no Quatro Rodas Experience viu que o carro que mais me empolgou foi o Punto Turbo que estava disponível no evento. Pois bem, meses se passaram e o carro enfim deixou de ser protótipo e se transformou no novo lançamento da montadora, o "Punto T-Jet", 1.4 turbinado que tanto me encantou em 2008.

- Se no ano passado eu fui para o teste sem muito esperar, em 2009 eu fui esperando demais do carro, e talvez esse detalhe tenha sido um problema. Claro, o carro continua lindo e extremamente confortável, de ergonomia invejável para um modelo do seu tamanho.

- Não, o carro não é ruim. Continua o mesmo leão de 2008, embora dessa vez não tenha podido passar dos 120Km/h. A estabilidade também é um ponto forte pois o carro responde muito bem a qualquer comando da direção. A turbina continua compensando a potência de um motor 1.4.

- Um dos elogios feito ao carro no ano passado foi a maciez do câmbio. Não gosto muito dos modelos da Fiat mas o turbo de 2008 me colocou em posição de desfazer essa impressão. Ledo engano, fiquei com a impressão que foi só o carro chegar ao Brasil para que o câmbio "endurecesse" como de costume. Deve ser cultural, mas na cidade isso desgasta.

- Com relação ao test drive em si fica um pouco mais complicado me aprofundar pois não pude passar de 120km/h. Para se ter uma idéia o instrutor me solicitou que fizesse uma volta inteira em 4ª marcha. Sim, em uma mesma marcha a turbina segura tudo. Conforto de carro automático para se dirigir bem na estrada.

- É um belo carro, sem dúvida.

Conforto: 7
Estabilidade: 8,5
Potência: 9
Média: 8,1

0 comentários: