5/09/2009

O melhor treino do ano

Button, Vettel e Barrichello mandam bem... Massa se recupera...


- Escrevi essa semana aqui no "Mundo Veloz" sobre o Grande Prêmio da espanha poder viver sua melhor edição dos últimos anos. Tudo isso devido às alterações na configuração dos carros que possibilitariam um pouco mais de ação à prova na pista que recebeu algumas das piores corridas dos últimos anos.

- Pois bem, as famosas configurações não influiram muito no que eu vou falar, mas este foi o melhor treino do ano até aqui. Três pilotos, Barrichello, Vettel e Button brigaram como leões pela pole, todos a tendo em algum momento, até que a posição ficou com o inglês.

- Isso mostra que, apesar das evoluções que os times apresentaram, Brawn GP e Red Bull continuam dominando as ações na categoria com carros que nasceram muito bem. Barrichello chegou a crer que conseguiria a pole, mas se surpreendeu com a volta de Button, que está mais leve.

- Acredito que pela falta de adaptação ao carro da equipe em Barcelona, Jenson tenha optado por ir com o tanque mais vazio pro Q3, só não esperava que a recuperação seria tão grande. Isso gerou uma certa frustração de seu companheiro de equipe que saiu do carro com uma expressão não muito alegre.

- Já estamos nos acostumando a ver Button e Vettel entre os primeiros, até por isso o que marcou a classificação de hoje foi o desempenho da Ferrari. Felipe Massa foi o mais rápido no Q1, ficou mais uma vez entre os primeiros no Q2 e larga amanhã em quarto lugar após boa volta na Superpole, já que era impossível alcançar o ritmo de Button, Vettel e Barrichello.

- Já que esse desempenho do time italiano não aparece do nada, a equipe apresenta em Barcelona uma evolução de seu carro, pode-se aceditar tranquilamente que a Ferrari está encontrando aos poucos o caminho das pedras nesta temporada. O carro nasceu mal, eles já cometeram erros, mas aos poucos tudo se normaliza. Esse resultado é a luz no fim de túnel que o brasileiro e seu companheiro precisavam para espantar a fase de depressão.

- Vale lembrar que o brasileiro parte com 5 quilos a mais de combustível que o pole Button, ou seja, ele não precisou apelar para a tática de tanque vazio para conseguir melhor posição no grid. Talvez ele esteja apostando em bom ritmo de corrida.

- Pelo menos à frente da McLaren a Ferrari já está. Hamilton é o 10º e Kovalainen, que também ficou no Q1, amarga a 18ª posição.

- Claro, pra deixar o presidente Luca di Montezemolo de cabelo em pé, a Ferrari cometeu mais um erro de cálculo similar ao cometido com Massa na Malásia. Kimi Raikkonen saiu para sua volta no Q1, achou que era suficiente e não voltou pra pista. O resultado é que o finlandês larga amanhã apenas em 16º.

- Sigo com a expectativa de um bom Grande Prêmio da Espanha. Nunca gostei de criar falsas expectativas (quem puder acompanhar o retrospecto do "Mundo Veloz" verá que cito o GP da Espanha como uma prova retirável do calendário), mas desta vez vai ser um pouco melhor. A longa reta e a aerodinâmica que permite aproximação em curvas permitirão aos pilotos se ultrapassarem na abertura das voltas.

- A Brawn deve dominar mais uma vez, mas Massa pode incomodar. Ele é o único piloto entre os ponteiros que usa KERS no seu carro, ou seja, na largada ele deve dar o bote pelo menos em Barrichello e Vettel, o que não significa que ele permanecerá nessa posição. O que pode acontecer é que ele, como piloto mais pesado dos líderes, segure Vettel e Barrichello permitindo que Jenson Button dispare mais uma vez na frente. A não ser que Felipe repita a largada que fez ano passado no GP da Hungria.

- Minha aposta é Button, com essa ajudinha de Massa. Pelo peso eu não diria que teremos dois brasileiros no pódio. Mas a chance é grande.

- Acompanhe amanhã pela Rádio Deka.com a transmissão ao vivo do Grande Prêmio da espanha de F1... narração minha e comentários de Victor Berto e Rodrigo Steigmann.

0 comentários: