5/05/2009

O melhor GP da Espanha dos últimos anos

Aerodinâmica sempre foi o principal problema das provas na Espanha...


- Em 2009 os carros da pincipal categoria do automobilismo sofreram mudanças radicais. Apesar de algumas inovações, da volta dos pneus slicks, introdução do KERS, a mais esperada e que também mais chamou atenção foi a nova aerodinâmica dos carros.

- Asas dianteiras móveis e mais largas e asas traseiras mais finas e baixas garantem maior possibilidade de ultrapassagem devido à redução de turbulência quando um carro está próximo a outro.

- Pois bem. No Grande Prêmio da Austrália as inovações ao que tudo indica funcionaram. Na Malásia e na China a chuva não nos permitiu fazer uma análise mais detalhada e no Bahrein as ultrapassagens voltaram a acontecer.

- Pois bem, mas há de se ressaltar que Meulbourne é um circuito dentro de um parque, ou seja, é considerada uma pista de rua. No Bahrein a pista foi desenhada pelo alemão Hermann Tilke, o que indica que já é uma pista que se adequa às dificuldades de se conquistar uma posição.

- No próximo final de semana a categoria chega ao Grande Prêmio da Espanha. Um dos melhores circuitos do mundo, um dos mais belos também. Porém, nos últimos anos as piores corridas da temporada aconteceram por lá.

- O grande problema é que os carros não eram preparados para as curvas de alta (uma das características da pista de Barcelona) e também o fato dos times sempre testarem por lá o ano todo e por isso aprimoram a aerodinâmica para a pista.

- Agora, com tudo diferente, espera-se que a grande reta dos boxes seja alvo de boas disputas por posição, afinal de contas, os pilotos poderão se aproximar uns dos outros nas curvas anteriores à reta sem sofrerem com a perda de pressão aerodinâmica e com a contribuição do pneu slick.

- Anote aí. Você ouvirá e lerá sobre o assunto e nos comentários estará explícito que domingo acontecerá o melhor GP da Espanha dos últimos anos.

- Fora o equilíbrio que deve ser visto após a ochegada da categoria à Europa... mas isso e outro assunto...

0 comentários: