4/25/2009

Toyota: Agora vai?

Go Toyota...


- Nunca a chance foi tão grande. Não que a Toyota nunca tenha largado na pole position, mas nunca a chance de conquistar a primeira vitória (que asseguraria de vez a permanência do time na categoria) foi tão iminente. Trulli em primeiro e Glock em segundo com um detalhe muito mais importante que tudo isso: O carro é bom.

- Foi o que se prometeu no início do ano, que o carro era bom. E mais que isso, a equipe japonesa chegou a cogitar sim segiur os passos de sua concorrente Honda a abanonar a categoria, mas ao contrário do que pensaram os desistentes, ao ver que tinham um bom projeto em mãos decidiram continuar. A promessa ao que tudo indica é que deixem a categoria no final do ano caso a primeira vitória não se faça acontecer.

- Não é fácil para a equipe de maior orçamento da Fórmula-1 nunca ter vencido e pior, ver um time que chegou outro dia na categoria sob o espólio da Honda já ter conquistado duas vitórias. Agora chegou a vez da Toyota que semana passda viu outra equipe mais nova vencer, a Red Bull com Vettel.

- Uma dobradinha no grid nunca havia acontecido, ou seja, caso Trulli tenha problemas Glock está lá para garantir a proteção. Vettel que vem em terceiro é o grande perigo. Dos pilotos de frente ele é o mais pesado e mesmo assim por pouco não conseguiu vaga na primeira fila. Sua parada nos boxes será tardia e a estratégia se fará valer. De qualquer forma, nenhum dos dois times usa o KERS e, apesar de não ter o difusor traseiro duplo, a Red Bull tem um carro equilibrado a ponto de se poder dizer que é possível andar no mesmo ritmo. Trulli e Glock mais leves devem desgarrar no início e largar com pneus macios para a janela menor.

- Quem não apresenta mais o mesmo ritmo (algo assim já aconteceu na Malásia) é a Brawn GP. Será que a fraqueza de um time iniciante se faz presente agora que o fator surpresa não afeta mais os outros times? Button e Barrichello largam em 4º e 6º lugares respectivamente, intercalados por Lewis Hamilton da McLaren, em iminente recuperação, pelo menos melhor que a Ferrari os ingleses estão.

- A Ferrari também encontra inúmeras dificuldades. Massa larga mais uma vez a frente de Raikkonen mas essa briga interna não diz muito já que os dois pesadões (largam com bastante gasolina) partem em 8º e 10º lugares. Entre eles o alemão Nico Rosberg que tem ido bem mesmo somente nas sextas feiras.

- Na Renault Nelsinho Piquet precisa depositar todas as suas fichas em um bom desempenho na prova de amanhã pois enquanto Alonso é o 7º colocado o brasileiro errou em sua tentativa de partir para o Q3 e parte apenas em 15º. Grosjean e Di Grassi estão de olho na vaga.

- O palpite do "Mundo Veloz" desde a semana passada é de vitória da Toyota, não importa o piloto, vai dar Japão amanhã na Fórmula-1. Para a alegria deste que aqui escreve e tanto criticou a equipe por gastar, gastar e nunca capitalizar. Chegou a vez.

0 comentários: