4/21/2009

O deserto divisor de águas

Segunda dobradinha da temporada encerra a fase difícil para as equipes...


- Nos últimos anos foi assim. Quem começou mal o campeonato assim permaneceu até o início da fase européia. E no próximo final de semana acontece a quarta etapa do mundial, o Grande Prêmio do Bahrein, última etapa dessa "primeira fase" do campeonato. Depois vem o Grande Prêmio da Espanha e é aí que tudo muda de figura.

- Claro que não é bom disputar posições no pelotão intermediário para algumas equipes que não esperam nada diferente da vitória, mas esse início de ano muitas vezes é justificado pela distância que as equipes estão de suas sedes.

- Tomemos o exemplo da Ferrari: Enquanto disputa provas na Austrália, Malásia, China e Bahrein, a comunicação com sua sede em Maranello, na Itália, é muito difícil. Atualização do carro então é mais ainda.

- Tá, tudo bem, as equipes não poderão testar em pista durante a temporada, mas mesmo para os estudos que são feitos em pranchetas ou então no computador, tudo de vento, etc; É muito mais fácil mexer em um carro e corrigir problemas estando mais próximos de sua sede.

- Portanto teremos mais um final de semana sem grandes surpresas (ou COM grandes surpresas, a julgar por 2008). Brawn, Red Bull e Toyota (principalmente) devem andar muito bem. A equipe japonesa testou nessa pista na pré-temporada e seu desempenho pode chamar atenção mais uma vez. Trulli ou Glock devem voltar ao pódio.

- Aí depois sim, com a volta à Europa, equipes como McLaren, Ferrari e Renault devem levar a coisa mais a sério.

- A Ferrari precisa melhorar o rendimento ou começar a se concentrar no carro de 2010 para que aí não dê chance a mais ninguém.

- A McLaren até agora não deu indícios de que poderia fazer isso. Parece disposta a melhorar o atual carro até mesmo porque seus problemas não parecem tão sérios quanto os do início do ano.

- E a Renault, ou melhor, Flávio Briatore quer a cabeça de Nelsinho Piquet e seu contrato de performance prevê a possibilidade de demissão a partir de Barcelona. Por que Europa? Porque é lá que tudo começa.

Veja também a coluna de hoje no "F1 Mania": "Red Bull, enfim asas".

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