11/12/2008

O Capacete

Os bastidores da maior premiação do automobilismo brasileiro...


- Foi divertido mais uma vez. Foi igual mais uma vez. Assim foi o Capacete de Ouro 2008. Quando digo que foi igual mais uma vez quero dizer que seguiu a linha agradável dos outros anos. Como já havia dito ontem por aqui "em time que está ganhando não se mexe". Frase nova, hein?

- E os premiados foram Felipe Massa (Fórmula 1), Hélio Castroneves (Top), Lucas Di Grassi (Internacional), Ricardo Maurício (Nacional), Nelson Merlo (Fórmula), Gustavo Sondermann (Turismo), Geraldo Piquet (Truck), Andreas Mattheis (Vip), Luis Stédile e Lucas Rocha (Rali), Maurício Neves e Clécio Maestrelli (Off-Road), Eduardo de Souza Ramos e Leandro Almeida (Endurance), Felipe Fraga (Kart) e Victor Franzoni (Revelação).

- Nenhuma surpresa a vitória de Felipe Massa, mas havia uma certa curiosidade quanto ao vice que, merecidamente, ficou nas mãos de Rubens Barrichello.

- Toda a família de Felipe aliás foi ao palco para homenagear o piloto que mais uma vez teve de falar sobre o final do Grande Prêmio do Brasil. E com a mesma grandeza dos últimos dias.

- Helio Castroneves ganhou a categoria top mas não veio receber o prêmio e gravou um vídeo de agradecimento. Ele não pode sair dos Estados Unidos devido ao processo que está respondendo na justiça local. Em meio aos desejos de "vencer corridas, brigar pelo título" sobrou um discreto "vencer no lado pessoal também". Em tempo: Tony Kanaan também não veio e apenas o bronza Vítor Meira estava presente.

- Ricardo Maurício sobe junto à Thiago Camilo e Marcos Gomes para receber o prêmio intitulado "nacional" (que premia pilotos da Stock Car). Quem entrega o prêmio é Ingo Hoffmann. E quando o apresentador pergunta para a platéia quem deveria ficar com a taça alguns gritaram: "Ingooooooo".

- Rubens Barrichello recebu um belo capacete feito por Sid Mosca. É dourado, levemente conta com as cores do seu capacete original e o número 270. Muito bonito. Claro, todos reclamaram quando ele mostrou para a platéia enquanto ainda estava no palco pois ninguém conseguiu ver. Mas eu cheguei perto da obra após a cerimônia.

- Assim como em todas as edições Ingo Hoffmann foi uma das estrelas da festa. Desta vez ele foi homenageado pelos seus 12 títulos e 30 anos competindo na Stock Car. Ele subiu ao palco com Rubens Barrichello (que mais uma vez conviveu com um alemão) e chorou ao comentar a homenagem feita por Barrichello no Grande Prêmio do Brasil.

- Segundo Ingo Barrichello já havia comentado que a homenagem aconteceria, mas em nenhum momento ele acreditou que seria de verdade.

- Cabe aqui ressaltar que o homenageado da vez será o kartista e piloto da Stock Light Renato Russo. No próximo sábado Barrichello usará o capacete daquele que foi seu professor de Kart. Fiquei sabendo que na última etapa da Stock Light Renato retribuirá a homenagem. Barrichello então estará presente. Será abordado para assinar contrato com alguma equipe? Tem vaga na Eurofarma.

- Bird Clemente foi homenageado, assim como Aurélio Batista Félix. O segundo com uma singela foto. Fiquei sabendo depois da festa que seria feita uma bela homenagem mas a esposa do criador da F-Truck não gostou da idéia e a cerimônia foi vetada.

- Apareceu também um carro de F-Renault, há a promessa de que a categoria seja ressuscitada no Brasil. Sobre isso falo mais tarde.

- Queria citar o nome de todos os colegas que encontrei mas é muita gente bacana. Não posso esquecer ninguém, sintam-se todos abraçados.

Foto: Divulgação

0 comentários: