9/12/2008

Pitacos - Monza = Sexta

Raikkonen supreende em dobro com melhor tempo do dia e renovação de mais um ano em seu contrato...


- Não era para ser assim, mas ver o finlandês Kimi Raikkonen liderando a tabela de tempos de um treino qualquer que seja em 2008 tem sido meio raro e este fato pode ser considerado uma surpresa. Mais uma então: mesmo sob rumores de que deixaria a Fórmula-1 ao final de 2009 ele anunciou a renovação de seu acordo com a Ferrari para o final da temporada de 2010, assim como Felipe Massa que já tem esse contrato desde o ano passado.

- Após isso não mais se sabe sobre o futuro do "Homem de Gelo" que agora acusa a imprensa de ter inventado que havia uma intenção dele de deixar a categoria. Okay, Kimi.

- Por mais que seu contrato para o ano que vem já estivesse assegurado, sua renovação pode sim mudar alguma coisa já na próxima temporada. Como não podia deixar der, tudo por causa de Fernando Alonso.

- A permanência de Kimi na Ferrari por mais um ano é ruim o espanhol - acredita-se - estava de olho nesta vaga para o final de 2009. Se for verdade... será que agora ele aceita um contrato de apenas um ano com sua próxima equipe ou agora ele fará um contrato mais duradouro? Se for assim a Honda está fora do páreo e a favorita passa a ser a equipe que o "Mundo Veloz" aponta desde o final do ano passado... a BMW!!!

- Alonso que se cuide... pode ser que - por nada - ele passe mais uma temporada de sua carreira sem poder brigar por vitórias caso vá mesmo para a Honda, mas dessa vez, sem motivo que realmente valha a pena. Bom para Barrichello que pode garantir mais uma temporada de sobrevida na principal categoria do automobilismo mundial.

Treinos Livres:

- Incógnitas as expectativas acerca do resultado. Pela manhã choveu e Adrian Sutil - pela segunda vez na carreira - foi o mais rápido da sessão.

- Na segunda a pista secou mas deixou leves pontos de umidade no asfalto. Condições assim fazem com que as condições se alternem a cada passagem de um carro no ponto úmido. Logo, é muito difícil avaliar as condições, a não ser que Ferrari, McLaren e BMW estão bem como de costume.

- A Williams também se fez presente com Nico Rosberg. Daí pra baixo as posições foram definidas pela sorte. A única excessão é o 9º posto de Adrian Sutil.

- Condições extremas de chuva no domingo podem complicar um pouco a vida da McLaren que, estranhamente, não treinou no momento que teve essa oportunidade durante a primeira sessão. A BMW copiou a prática. Bem ou mal, com chuva pesada os acertos mudam muito e quem foi para a pista já tem uma boa referência de como proceder.

- Péssimas também as posições dos dois carros da Renault. Piquet foi o último colocado e Alonso ficou apenas 2 posições à frente, em 18º. Mais estranho ainda é que os dois pilotos não entraram em desespero, o que seria normal para a equipe campeã mundial há 2 anos.

- Quem parece um pouco mais otimista são os pilotos da Honda que - se não melhoraram definitivamente - pelo menos se dizem aliviados pela solução de um dos principais problemas enfrentados por eles nos últimos tempos, o freio. Não vai mudar a cotação do dólar mas é um alento para o ano que vem.

- Webber foi bem, mas quem andou na ponta enquanto pôde mais uma vez foi a Toro Rosso, brigando pelas primeiras colocações. Um pouco de sorte pode fazer com que a filial vença a matriz. São apenas 8 pontos de diferença, que quase foram descontados em Spa.

Stock Car:

- Thiago camilo pole position para a última etapa da primeira fase do campeonato. Londrina, um lugar de difíceis ultrapassagens e onde o piloto fez a pole do ano passado. Ele acrtedita que com chuva - possível para amanhã - as coisas seriam muito boas para ele, o líder, único piloto que não correria com o spray do carro de frente. Mas... como nessas condições as surpresas aparecem mais facilmente ele, que não é bobo, prefere pista seca.

- Efetivamente aconteceu a primeira grande disputa nos "matchs" do treino de classificação disputado em duplas. Ricardo Maurício e Popó Bueno se tocaram, o segundo perdeu a saia traseira e muita discussão foi gerada a partir daí. Sempre com cada um defendendo seu lado. Emoção garantida fora das pistas, muitas vezes os dois tem razão.

- A prova de amanhã - última do ano a ser realizada em um sábado - definirá todas as posições do playoff. Faltam 5 e 14 pilotos brigam por elas: Átila Abreu, Alceu Feldmann, Luciano Burti, Allam Khodair, Antonio Jorge Neto, Popó Bueno, Giuliano Losacco, Rodrigo Sperafico, Duda Pamplona, Pedro Gomes, Felipe Maluhy (que pode não correr), Nonô Figueiredo, Hoover Orsi e David Muffatto.

- O 15º nome seria Julio Campos, que não participará da prova. Ricardo Zonta, o dono da equipe, retomou seu lugar.

- Alguns dos postulantes se deram bem: Giuliano Losacco larga em segundo, Popó sai em 3º e Nonô, o 9º.

- Porém, a decisão pode ainda não sair amanhã e sim na quinta feira quando o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) irá julgar o recurso dos pilotos que foram penalizados na etapa de Brasília por terem entrado no pit quando não havia ordem da direção (que sequer os tinha avisado que seria necessária a ordem).

1 comentários:

Anônimo disse...

Oi Carlos, Monza é lindo até com chuva, diluvio...
Cara, troquei de endereço, se puder atualiza ele em sua lista?
www.blogdogroo.blogspot.com
brigado!