8/17/2008

Olimpíadas vs Fórmula-1 na TV

Teremos Fórmula-1 ou Olimpíadas na TV no próximo final de semana?


- Quem acompanha assiduamente a Fórmula-1 irá se lembrar que o Grande Prêmio da Bélgica de 2004, quando Ricardo Zonta e Antonio Pizzonia brigavam para chegar ao pódio, não foi transmitido ao vivo para o Brasil. Em seu lugar assistimos a final do torneio olímpico de volley que deu a segunda medalha de ouro da história desse esporte para o Brasil.

- Na sequência, um compacto da corrida foi exibido pela Rede Globo, apenas os melhores momentos pois Vanderlei Cordeiro de Lima liderava a maratona, antes de ser derrubado pelo mesmo padre irlandês que invadiu a pista do Grande Prêmio da Alemanha de 2000, primeira vitória de Rubens Barrichello na categoria.

- No próximo domingo a Fórmula-1 irá disputar o Grande Prêmio da Europa, pela primeira vez nas belas ruas do circuito de Valência, e mais uma vez durante uma Olimpíada. Teremos ou não transmissão ao vivo? Pois bem, vamos antecipar os horários conforme o programa olímpico e da prova.

SEXTA FEIRA

- Para quem acompanha os treinos livres pelo Sportv a situação é um pouco mais confortável. Além do fato de a emissora contar com 5 canais para a transmissão ao vivo dos jogos, o primeiro treino que acontece as 6 da manhã concorre apenas com provas de Canoagem e Taekwondo masculino. No treino das 9 a grande competição é contra a semi final do Volley masculino, que pode tranquilamente passar para outro canal.

06:00hs
F1: Treino Livre 1
vs
Taekwondo/Canoagem

09:00hs
F1: Treino LIvre 2
vs
Taekwondo/Boxe/Atletismo/Volley Masculino (semi final)

SÁBADO

- O sábado da Fórmula-1 já pode representar um drama. 9 da manhã acontece o treino qualificatório, que define o grid para a prova, mesmo horário da final do Volley feminino. A seleção brasileira está destruindo todos os seus adversários e provavelmente disputará
o ouro. Vale porém ressaltar que as brasileiras estão com fama de "amarelar" na semi-final e caso disputem apenas o bronze fariam a partida 1 e meia da manhã.

09:00hs
F1: GP da Europa (definição do grid)
vs
Final do Volley feminino

DOMINGO

- Domingo é a corrida. 9 da manhã pelo horário de Brasília. A princípio nada dificulta a exibição da corrida pois no último dia dos jogos de Pequim a última competição tem início às 5 horas e 26 minutos da manhã de domingo (horário de Brasília). Porém, exatamente no mesmo horário da corrida começa a cerimônia de encerramento dos jogos.

- Se a Rede Globo de Televisão fosse a única emissora à ter os direitos das Olimpíadas, acredito até que optaria pela corrida. Mas nesse caso há uma grande diferença. Outras emissoras, em especial a Rede Bandeirantes podem se transformar em uma grande ameaça à audiência global que poderia optar pela cerimônia. Pior ainda, o tempo de duração é menor que a abertura dos jogos, cerca de 1 hora e meia, o mesmo tempo de duração de um GP de Fórmula-1.

- Quem ganhará o VT? A cerimônia ou a corrida?

09:00hs
F1: GP da Europa (Corrida)
vs
Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas

3 comentários:

Pezzolo disse...

o treino a gente deve perder, a corrida acho que passa normalmente.
é vc que tá liderando o superpole?

Anônimo disse...

na boa acho que a f1 é muito mais importante do que olimpíadas e a globo pode normalmente recuperar a audiência com a reprise da cerimônia de encerramento.

Carlos Garcia disse...

Pois é... acho que será uma batalha pela audiência definida apenas pelo relógio de definição do ibope. Se a Bandeirantes estiver à frente na audiência a Globo deve cortar a corrida. Um bom desempenho do Massa pode ser favorável à Globo pois chamaria atenção.

Pezzolo: Sim, risos... sou eu que estou liderando o Superpole. Um amigo me inscreveu e eu acabei topando participar, kkk... Já que estou lá espero ganhar, ahuahauhea