8/20/2008

Valência: Quem sabe mais?

Equipes e pilotos correm para "aprender" mais sobre o novo circuito de rua de Valência...



- Pista nova é sempre assim, ainda mais uma pista cheia de surpresas como será a de Valência, onde no próximo final de semana será disputado o tão esperado Grande Prêmio da Europa. A pista é de rua, há poucas áreas de escape, o Safety Car deve ser acionado mais de uma vez, por isso é muito importante se sair bem logo nos primeiros treinos para se garantir uma boa posição de largada já no sábado.

- É hora de apelar para os inúmeros simuladores que existem por aí que, segundo pilotos como Mark Webber, é importante para se definir a sequência de curvas, por mais que não se possa perceber as ondulações presentes na pista.

- A Honda também se utilizou de uma idéia interessante. Primeiro ela comparou os dados da telemetria de um F-3 na pista de Barcelona com os dados de seu próprio carro na mesma pista. Na seqüência se utilizou dos dados do mesmo F-3 na pista de Valência e tentou assim traduzir os dados conforme as diferenças que já haviam sido estudadas. É muita coisa, é difícil, mas vale a pena tentar.

- "Vantagem" mesmo deve levar o brasileiro Nelsinho Piquet, que teve dificuldades em algumas pistas que não conhecia mas agora vem de dois bons resultados e chega a uma pista que ninguém conhece.

- O rascunho acima foi retirado do site do piloto espanhol Pedro de La Rosa que mesmo sem competir pela Fórmula-1 atualmente também deu os seus pitacos (clique para ampliar).

Dados obtidos pela Honda:

Acelerador no máximo: 68%
Desgaste dos freios: alto
Nível de pressão aerodinâmica: alto – 7/10
Compostos dos pneus: macio e supermacio
Desgaste dos pneus: médio
Velocidade média: 191 km/h (119 mph)

1 comentários:

Ron Groo disse...

E o ponto de maior velocidade (pico) aferido é de 320 km/h
Esta pista pode ser 8 ou 80, só esperando mesmo...