8/22/2008

Comentando Valência

Mais e mais detalhes...


- É normal que um novo circuito no calendário da principal categoria do automobilismo mundial cause um enorme frisson. Pilotos, imprensa e torcida comparam a pista com outras já existentes, detalhes ténicos surgem de todos os lados e por aí vai. Algumas peculiaridades já surgiram e comparações com outros circuitos também. O Mundo Veloz comenta.

Comparações:

  • Malásia - Pelo tempo quente e úmido ao mesmo tempo;
  • Bahrein - Pela sujeira que invade a pista já que a praia é perto do circuito;
  • Mônaco - Por ser de rua e pelo alto número de trochas de marcha, 65 ao todo;
  • Montreal - Pelas fortes freadas;
  • Melbourne - Devido às curvas de alta velocidade com muros próximos e sinuosidade de alguns trechos;
  • Circuitos americanos - Devido à ausência de áreas de escape e os muros em volta da pista Valência também pode ser comparada aos famosos circuitos americanos, feitos também em volta de ruas estreitas onde a definição do traçado é feita com pilares de concreto.
Peculiaridades:


- A Bridgestone se diz aliviada por nenhum de seus compostos ter apresentado problema no desnível existente no início e final da ponte que há no traçado de Valência. Segundo a fabricante o desnível inicial não seria problema por se situar em um trecho de reta, mas o segundo está em uma curva, o que ainda assusta a empresa.

- Os pneus levados para Valência foram super macios e macios e o melhor tempo de Raikkonen foi feito com os pneus macios, ou seja, os mais rígidos levados para lá;

- Câmeras mostram pneus dianteiro esquerdos muito deteriorados, segundo Massa isso não será um problema durante a prova.

- Em Valência os pilotos trocarão de marcha 65 vezes por volta. É um número realmente digno de pistas como Mônaco, resultado das 24 curvas que foram desenhadas para a pista.

- Algumas equipes, em especial a Ferrari, abriram mão de cerca de 25 cavalos de potência no motor devido à introdução de um novo filtro de ar para combater a sujeira do local. É muita poeira, em especial devido ao fato do circuito se localizar próximo à uma praia.

0 comentários: