7/28/2008

"GP do Mundo" garantido

Corridas de F3 e GT garantem homologação de Valência...

Foto: Reta dos boxes - http://brunosennaoficial.blogspot.com/

- O "GP do Mundo" está garantido. O circuito de rua da cidade de Valência - eleito por Bernie Ecclestone o melhor traçado do planeta, o que justifica o título não oficial dado por ele de GP do Mundo - está oficialmente homologado para receber o Grande Prêmio da Europa de Fórmula-1 no próximo dia 24/08.

- E a oficialização foi obtida com uma prova da F3 e outra do campeonato Gran Turismo, ambos espanhóis. 9 pilotos da GP2, visando se adaptar melhor ao traçado por onde a categoria também passará, participaram da prova de GT impedidos de correr com monopostos, são eles: Giorgio Pantano, Mike Conway, Ho-Pin Tung, Pastor Maldonado e Jerome d'Ambrosio pilotarão modelos Dodge Viper, enquanto Luca Filippi vai de Aston Martin, e Javier Villa, Vitaly Petrov e Roldan Rodriguez, todos com carros da Ferrari. Senna e Zuber ainda puderam participar da sessão de treinos livres da F-3.

- Pela falta de áreas de escape os treinos livres devem contar com várias bandeiras vermelhas, o que dificultará ainda mais o encontro do acerto ideal na desconhecida pista. Mais do que isso, acidentes durante a prova devem ocasionar de certo a entrada do Safety Car, o que geralmente transforma a corrida em uma loteria. Robert Kubica e demais azarões de plantão já estão de olho nisso.

- O visual muito me lembra das pistas norte-americanas que recebem a Fórmula Indy, com muros de concreto em ambos os lados do traçado. Bernie Ecclestone, o dono da categoria ficou maravilhado com a mistura entre curvas de alta e baixa do circuito, elegendo-o o melhor do mundo. Eu estranho um pouco a ausência de retas, o que me parece complicar um pouco as ultrapassagens, visto que todos andarão com carga aerodinâmica pesada. De qualquer forma, a pista é larga e mostra espaço para frenagens em traçado diferente.

- O visual é belíssimo, não há dúvidas. Por mais que não se iguale à Mônaco, continua sempre sendo muito bonito ver carros de corrida rasgando as ruas de uma cidade. Seja essas ruas adaptadas para tal ou não.

- Confira aqui mais fotos da inauguração oficial do traçado de Valencia.

- Parte do traçado, com arredores.

0 comentários: