6/19/2008

Sertões 2008

Começa a 16ª edição do Rallye dos Sertões...


- O sertão do Brasil passou a receber desde ontem as máquinas da 16ª edição do Rallye dos Sertões, a principal competição Off Road da América Latina - pelo menos até o ano que vem, quando Dacar será realizado na Argentina e no Chile.

- Deslocando-se entre Goiânia e Rio Verde - ambas em Goiás - motos, carros e caminhões fizeram a primeira cruzada rumo à Natal (RN) no dia 27/06. Foram 272 quilometros com cronômetro valendo em 184 deles. Destaque para a dobradinha francesa nas motos com a fera Cyril Després na frente e para a vitória dos sul-africanos Giniel de Villiers/Dirk Von Ztizewitz nos carros. Brasileiros venceram apenas na categoria caminhões com o trio Eduardo Domingues/Davi Fonseca/Solon Fonseca.

- Rallyes são a essência do automobilismo. Nos primórdios das competições entre automóveis as máquinas cruzavam lugares partindo de um ponto a outro e quem chegasse primeiro levava o troféu para casa, sendo que a Renault venceu o primeiro Grand Prix da história na região de Le Mans - não exatamente onde hoje se disputa as 24 horas e a Moto GP.

- Naquele tempo todos partiam juntos brigavam curva a curva, já no rallye o cronômetro resolveu esse problema. Mais do que isso, a possibilidade dos competidores desbravarem deserto ou sertões no caso do Brasil faz com que pessoas que não tem o mínimo contato com o automobilismo possam ver de perto máquinas completamente bem preparadas para enfrentar os desígnios de uma prova como essa. Além de tudo, as grandes competições ainda ajudam as comunidade locais com cestas básicas e com o mínimo de estrutura que se transforma em legado positivo para os moradores dos lugares mais esquecidos.

- Viva o rallye que, infelizmente, não tem o devido espaço nas mais diversas mídias. Claro, me incluo nessa turma que não dá o valor que eles merecem.

Sertões - Dia 1

Goiânia (GO) - Rio Verde (GO)
Trecho: 272 Km
Deslocamento: 88 Km
Cronômetro: 184 Km

Motos:

1º Cyril Després - FRA - 1h50min10s
2º David Casteau - FRA - +21s
3º Francisco Contardo - CHI - +1min03s
4º José Hélio - BRA - +3min11s
5º Sthênio Pessanha - BRA - +3min30s

Carros:

1º Giniel de Villiers/Dirk Von Zitzewitz - AFS - 1h45m07s
2º Kryzystof Holowczyc/Jean-Marc Fontin - POL/BEL - +4m31s
3º Mark Miler/Ralph Pitchford - EUA - +5min01s
4º Reinaldo Varela/Marcos Macedo - BRA - +7min37s
5º Jean Azevedo/Youssef Haddad - BRA - +8min7s

Caminhões:

1º Eduardo Domingues/Davi Fonseca/Solon Fonseca - BRA - 2h07min36s
2º André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldi Pinto - BRA - +5min39s
3º Amable Barrassa/José Papacena/Paphael Bettoni - BRA - +6min21s
4º Marcos Pegoraro/Alex Ríspoli/Rogeverson Pimenta - BRA - +12min59s
5º Ulysses Marinzeck/Evandro Bautz/José de Carvalho - BRA - +13min24s

0 comentários: