4/15/2008

De cabeça para baixo

Vire um grid atual da Fórmula-1 de cabeça para baixo e você obtém algo próximo ao teste de hoje em Barcelona...


- As coisas estão ficando confusas na Fórmula-1. Primeiro a parte visual, que vem sendo muito comprometida nos últimos anos com algumas estranhas soluções aerodinâmicas desenvolvidas pelos melhores engenheiros do mundo. Agora, Rubens Barrichello consegue o melhor tempo do dia no duvidoso carro da Honda.

- Tudo bem, é fácil imaginar que á apenas um simples teste e isso não reflete o real desempenho dos times, mas a volta do brasileiro foi melhor que a melhor volta feita até aqui nos dois dias pelo também brasileiro Felipe Massa, que ontem foi o mais rápido.

- A segunda colocação (que justifica a impressão de um grid virado de cabeça para baixo, foi do italiano Giancarlo Fisichella da Force India. Barrichello fez 1:18:928, Fisichella foi cerca de 7 décimos de segundo mais lento e Massa, o terceiro do dia ficou 1,3 atrás. Para encerrar o assunto do grid invertido o mais lento foi o alemão Nick Heidfeld, 2 segundos atrás. Dá para acreditar?

- Sim, dá sim, e é bom crer nisso, mas sem imaginar que esse desempenho se repetirá no próximo dia 26, quando acontece o treino classificatório que define o grid para o Grande Prêmio da Espanha, quarta etapa do mundial, pois treino é treino, jogo é jogo, já diriam os inspirados futebolistas.

- E mais... ontem e hoje foi dia das equipes testarem os pneus slicks, que serão utilizados na próxima temporada. Para se ter uma idéia, Felipe Massa treinou com os dois pneus e foi 4 segundos mais rápido com o pneu liso, completamente diferente do primeiro teste que foi feito com esse composto, mais lento no início do ano.

- Estou em Florianópolis e nos próximos dias atualizo a relação dos testes de 2008 que você pode encontrar no lado direito do "Mundo Veloz", inclusive para efeito de comparação. A lista de hoje você encontra aqui.

3 comentários:

Prof. Cleiton disse...

Realmente por estes testes não da pra concluir muita coisa, pois cada equipe usa um programa de testes diferenciado.

visite: http://www.sennabrasil.blogspot.com
Tudo sobre Bruno Senna

Loucos por F-1 disse...

Essa "coisas" que colocaram nos carros ficou feio demais.
Nesses testes não dá pra tirar nenhuma conclusão.

Abraços!

Leandro Montianele

Ron Groo disse...

Bom, até onde sei tudo isto vai ser limitado nos proximos anos... Se Deus quiser até desaparecer. Chega de penduricalhos nos carros. Que saudades dos charutinhos...