2/08/2008

Indianos mostram as garras

Com o objetivo de promover a Fórmula-1 no país, Force India se apresenta em Mumbai...


- Com muita pompa mas sem tanto alarde a Force India apresentou o carro que será usado para a disputa do mundial 2008 de Fórmula-1. Este país que tanto cresce, a India, foi o alvo dos discursos de Vijay Mallya no evento, que chegou a dizer que a equipe é uma porta de entrada para novos investimentos no país. Com trabalho, suor, lágrimas e sangue, segundo ele, a equipe pode em 2010 chegar ao pódio de uma prova de Fórmula-1, até mesmo por isso pilotos indianos não foram contratados. Segundo ele, os locais são talentosos porém inexperientes.

- Os carros usados são uma evolução do carro com que a Spyker disputou a última temporada do mundial. Esquecendo a punição da McLaren, a equipe holandesa que se transformou em Force India foi a pior do último ano. Um dos pilotos foi mantido, o bom alemão Adrian Sutil, e para seu companheiro o experiente, e agora lento, Fisichella foi chamado.

- Uma equipe que promete resultados apanas para 2010 não deve mesmo ser cercada de tantas expectativas, especialmente quando vai para a pista com uma evolução do pior carro do ano passado, mas vale prestar um pouco atenção na quantidade de verba que esse time pode arrecadar, em especial para 2009. Pode ser um diferencial para que a equipe permaneça no pelotão intermediário por algum tempo.

- Na comparação com suas antecessoras, a Jordan era uma equipe à beira da falência, a Midland era de um empresário muito rico mas que não tinha compromisso algum com a Fórmula-1 e a Spyker era de uma montadora que acreditou ter bala na agulha para estar na principal categoria do automobilismo mundial e foi traída pelo excesso de confiança. A Force India me parece mais forte que tudo isso. Vamos ver se a nova marca dura por mais de dois anos, algo que as sucessoras da Jordan ainda não conseguiram. Eu acredito.

Enquanto isso...

Apenas comemorando o Carnaval:

- Um dos "torcedores racistas" presentes em Barcelona com o rosto pintado de preto e a inscrição "Hamilton Family" na camiseta afirmou que o ocorrido apenas fazia parte de uma brincadeira de Carnaval. Segundo ele o pai de Hamilton está sempre presente às provas de Fórmula-1 e ele teria se travestido do personagem junto à seus três amigos apenas como uma brincadeira de Carnaval. Duro de acreditar, mas não podemos duvidar, todos tem direito à defesa;

Ainda a espionagem:

- Ron Dennis, Martin Whitmarsh, Mike Coughlan e mais um funcionário da McLaren irão depor no próximo dia 18 de fevereiro na Itália ainda sobre o caso que tirou todos os pontos da equipe no mundial passado. Se já foram considerados culpados na justiça esportiva, o que pode acontecer à eles na justiça comum?

Enterrada a primeira corrida da Fórmula-1:

- Ontem faleceu Tony Rolt que, confesso, desconhecia. Ele era o último participante vivo da primeira prova da história do mundial de Fórmula-1 que aconteceu em 1950 em Silverstone na Inglaterra. Além da prova de estréia ele competiu mais dois anos apenas em Silverstone e não completou nenhuma das três provas tendo como estrela no currículo uma vitória nas 24 Horas de Le Mans, em 1953;

Honda promete U$2 mi por vitória:

- Este é o prêmio que será oferecido à todos os funcionários, incluindo pilotos, em caso de vitória em 2008. Será que a equipe acredita que seus funcionários precisam desse empurrãozinho para trabalharem?

Brasil Fora do Le Mans Series:

- Chega ao fim a novela das Mil Milhas Brasil com a LMS. Estamos fora. Antonio Hermann confirmou a notícia ao site Grande Prêmio. Segundo ele a prova deve voltar ao molde híbrido de 2006 quando carros europeus estiveram presentes, mas também havia uma categoria mais leve para protótipos. Times brasileiros com estrutura mediana devem voltar a participar da prova. Em 2007 várias promessas não foram cumpridas e era meio esperado que a prova deixasse o calendário até mesmo pela falta de interesse de equipe que, inclusive, disputavam o título de categorias como a LMP2, por exemplo. Sobre as promessas (inclusive de que a prova irá acontecer com certeza), é melhor esperar novembro para se ter certeza. Acredito que, quando chegar o penúltimo mês do ano, irão anunciar que a prova acontecerá no próximo dia 25 de janeiro como parte das comemorações do aniversário de São Paulo, como era antes;

1 comentários:

Anônimo disse...

Cara, eu nâo gostei do carro da Force India, como também não tinha gostado do nome da equipe.
MAs espero que o carro seja ao menos razoavel.
Carnaval???? Que explicação mais idiota... Eu esperava pelo menos punição aos caras... Mas, vai sonhando.