2/07/2008

Bandeira preta na Fórmula-1

Racismo, tão comum ao esporte europeu, chega à Fórmula-1...

- O assunto já está aos poucos sendo superado, mas como estive uns dias ausente devido ao Carnaval (que não pulei), acho importante comentar as denúncias de racismo na Espanha de torcedores locais contra o inglês Lewis Hamilton, o primeiro piloto negro da história da Fórmula-1.

- Por um lado acho que o título "o primeiro piloto negro da história da Fórmula-1" deveria apenas ter sido usado no momento do anúncio de sua contratação e no momento da disputa de seu primeiro Grande Prêmio, de resto, ele é apenas mais um piloto, e dos bons, sem que sua cor, credo, raça ou o que for tenham importância em um mundo que teima em acreditar que todos nós somos iguais independente dessas características por mim citadas acima.

- Não é de hoje que o esporte europeu vem se envolvendo em episódios como esse, em especial no futebol, onde jogadores brasileiros e africanos chamam atenção pela qualidade. A Fórmula-1 sempre foi considerada parte da elite do esporte mundial, mesmo que alguns teimem em crer que automobilismo nem sequer seja esporte (como eu, embora amante do esporte à motor não qualifico como esporte). Só que agora o racismo chegou à Fórmula-1.

- Ao contrário do futebol, onde estádios inteiros gritam contra jogadores de cor negra, no autódromo de Barcelona na última semana pouquíssimas pessoas atacaram o negro Hamilton. Ótima oportunidade para que se corte o mal pela raíz, enquanto é tempo, sem a necessidade de medidas drásticas, que o futebol já pede há algum tempo.

- Se preciso multar autódromos, cancelar corridas, prender pessoas, que se faça, e logo. E que se preste atenção à um detalhe. Quando a organização agir contra o fato de imediato, ninguém merece ser punido. A FIA protestou, entidades raciais protestaram, federações também... ótimo... sinal que todos estão preocupados e atentos. Só falta agora as imprensas espanhola e inglesa pensarem um pouco menos no próprio nariz e trabalharem em conjunto com todos os citados acima. E com Hamilton, a vítima da história.

Enquanto isso...

- Volto de viagem e vejo que a tentativa dos desenhistas de matar o visual dos carros de Fórmula-1 continua à toda força. A nova tampa do motor da Red Bull é algo simplesmente medonho. E é obra de Adrian Newey, poxa mago, assim você decepciona;

- Também me surpreende uma disputa entre Bernie Ecclestone e os organizadores do Grande Prêmio da Austrália que pode trazer muito prejuízo para os auastralianos que amam e Fórmula-1 e para todos que, como eu, admiram, e muito, o circuito de Melbourne. Australianos reclamam que a corrida é deficitária, Bernie responde dizendo que a única forma da Austrália permanecer no calendário é realizando uma corrida noturna e os organizadores do GP afirmam que não irão fazer provas à noite. Segundo Ecclestone a Fórmula-1 não precisa da Austrália, uma bobeira sem tamanho;

- Resultados dos testes em Barcelona e Bahrein atualizadíssimos. Durante toda a pré-temporada da Fórmula-1 você acompanha o resultado dos testes na coluna direita do "Mundo Veloz". Sim, todos os testes.

1 comentários:

Felipe Maciel disse...

O Ecclestone às vezes sabe ser chato...

Quanto ao episódio em Barcelona, foi no mínimo lamentável. Um absurdo sem tamanho essas manifestações.