1/23/2008

Valência - Dia 2

Felipe Massa volta a liderar uma sessão de testes...


- O Sol voltou a dar as caras em Valência, na Espanha, onde acontecem os testes coletivos da Fórmula-1 esta semana. E quem voltou também foi a normalidade na tabela de tempos, que novamente é liderada por um carro da Ferrari, com os dois pilotos do time.

- Ao que tudo indica as equipes estão andando em ritmo de corrida, com longas seqüências de volta, o que facilita um pouco mais a compreensão de como estão os trabalhos dos times para 2008, afinal, todos estão andando com tanque cheio e alguns inclusive tem feito suas melhores volta nessa configuração, provavelmente devido ao pneu ainda novo.

- Massa ainda não havia liderado nenhuma sessão este ano. Vale lembrar que em 2007 ele foi o mais rápido em 90% das sessões de treinos e comprovou sua velocidade no início da temporada, que foi abafada por problemas no carro em Melbourne e um erro em Sepang. Desta vez porém, Raikkonen parece um pouco mais consistente que o piloto brasileiro e deve levar vantagem no início da temporada. Levar vantagem porém não significa ser beneficiado pela equipe, certo?

- Um dos destaques desse teste de ontem foi a estréia da nova Williams na mão de Nico Rosberg. O bom alemão se colocou em terceiro lugar, atrás apenas das Ferrari. Mais destaque ainda para sua declaração dizendo que o "carro é bom mas nem tanto, pode melhorar...". Seria a tão aguardada volta da Williams mesmo que aos poucos?

Valência - Dia 2 - 22/01/2008
Pos  Piloto      Equipe             Tempo     Vls
1. Massa Ferrari 1:12.182 97 *
2. Raikkonen Ferrari 1:12.721 100 *
3. Rosberg Williams-Toyota 1:12.838 80 *
4. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:13.026 100 *
5. de la Rosa McLaren-Mercedes 1:13.163 107 *
6. Alonso Renault 1:13.316 133 *
7. Nakajima Williams-Toyota 1:13.473 89
8. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:13.627 86
9. Asmer BMW-Sauber 1:13.669 44
10. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:13.675 73
11. Heidfeld BMW-Sauber 1:13.779 80 *
12. Trulli Toyota 1:13.820 69 *
13. Coulthard Red Bull-Renault 1:13.944 70 *
14. Glock Toyota 1:14.095 76 *
15. Liuzzi Force India 1:15.095 64
16. Wurz Honda 1:15.440 49
* Carros de 2008
E mais:

- Flavio Briatore deixa explícito que Nelsinho Piquet será o segundo piloto de Fernando Alonso em 2008. Não que ninguém soubesse, mas faltava uma confirmação oficial que veio no formato de uma frase: "Nelsinho é um cara inteligente e não criará problemas para Alonso". Agora sim, tudo confirmado;

- Com o uso de apenas uma central eletrônica para todas as equipes foi possível banir da Fórmula-1 as ajudas à pilotagem. Porém, segundo Jarno Trulli algumas equipes já descobriram como utilizar uma espécie de controle de largada, que impede que os carros patinem no início da prova. É de se prestar bem atenção nisso;

- Diante de um novo pedido para se sediar uma prova noturna na Fórmula-1, dessa vez realizado pela Malásia, surgiu uma boa declaração de David Coulthard dizendo que a Fórmula-1 corre em Mônca dentro do túnel e ninguém diz que aquele é o trecho mais perigoso da pista. Parece coerente;

- E hoje a nova Honda está na pista, nas mãos de Rubens Barrichello. É o tão aguardado sucessor daquele que, proporcionalmente, foi um dos piores carros de Fórmula-1 que eu já vi. Tão ruim que só chamava atenção para a pintura, amada por uns e odiada por outros. Força, Honda;

- E dessa vez Max Mosley afirmou que equipes que forem flagradas espionando deverão ser expulsas do campeonato, sem dó. Ou seja, ele quis dizer que da próxima vez o regulamente será cumprido pois já era previsto na cartilha da FIA (presidida por Mosley) a exclusão. A frase dele pode ser facilmente traduzida para: "Da próxima vez eu prometo que cumpro o regulamento pois da última vez eu não cumpri..."!!!



2 comentários:

Felipe Maciel disse...

o mosley quis excluir a Mclaren e o Ecclestone não deixou. Agora vai querer excluir quem? Ahhh, sou mais o Bernie, viu... se ele não quer, a equipe fica.

Anônimo disse...

Acho que foi melhor assim, o Briatore pos tudo em cima da mesa. Nada de piloto 1b pro Nelsinho. É segundo mesmo e vamos ao aprendizado.