4/05/2007

Zonta: Ligação direta F-1/Stock Car

Piloto de testes da Renault disputará temporada 2007 pela L&M Competições...


- Ricardo Zonta, piloto de testes da Renault na Fórmula-1, um dos mais conceituados do circo da maior categoria do mundo... piloto da Stock Car Brasil. É assim que ele será chamado a partir de agora, pelo menos pelos brasileiros que poderão acompanhar de perto esse que na minha opinião foi o maior piloto do país na era pós-Senna. Agora temos Felipe Massa, mas antes dele sempre depositei muito fortemente minhas fichas no paranaense.

- Depois de ser contratado como piloto da Mercedez, Ricardo Zonta teve dficuldades para entrar na Fórmula-1 e disputou o FIA-GT, campeonato mundial de turismo com um protótipo da montadora sendo campeão em sua primeira e única temporada. Tudo parecia certo para que ele fizesse sua estréia em umas duas temporadas, talvez até mesmo pelo McLaren, mas a ansiedade de disputar logo a Fórmula-1 e a fantasia criada pela Reynard, por Craig Pollock e Jacques Villeneuve em relação à BAR fizeram com que ele fizesse sua estréia pela nova equipe da F-1.

Ricardo Zonta no GP da Hungria de 1999

- O resultado não poderia ter sido outro, o carro não andava e Villeneuve foi o maior problema que um piloto pode ter como companheiro de equipe, até que, em um acidente entre os dois companheiros Zonta foi demitido da BAR... na verdade era o fim de um calvário.

Entre Schumacher e Hakkinen, em uma das mais lindas ultrapassagens da história da Fórmula-1, onde Zonta foi... escudo!!! Mas assistiu de camarote esse momento lindo!!!

- Depois disso ele fez corridas esporádicas por Jordan e Toyota, mas onde ele se destacou foi como piloto de testes da equipe japonesa, principalmente em 2005 onde a Toyota tinha um terceiro carro à disposição nas sextas feiras e Zonta estava sempre entre os mais rápidos. Ele sempre foi també muito elogiado por todos no time japonês por sua capacidade de "feedback" em relação à pista e carro. Esse "feedback" foi o que lhe valeu o convite para testar para a Renault em 2007.

Zonta exibindo a Toyota no Saca Rolha em Laguna Seca

- Só que agora as novas regras dos testes da Fórmula-1 permite apenas um carro por pista, e além dos dois titulares Kovalainen e Fisichella, a equipe tem Nelsinho Piquet que é o escolhido de Flavio Briatore para a titularidade em breve na equipe.

- Zonta assim começa levemente a perder espaço na Fórmula-1 e começa a seguir os passos de Marc Gené da Ferrari e Pedro de La Rosa da McLaren que como pilotos de teste resolveram buscar outras categorias para se manterem na ativa.

- Dessa forma poderemos ver o campeão do FIA-GT de 1998 e piloto de Fórmula-1 competindo na principal categoria do automobilismo brasileiro, essa gaiola de loucos que viajarão o Brasil em busca dos melhores tempos, das melhores ultrapassagens e do título. Se por um lado é uma pena que Zonta não esteja recebendo a atenção que merece na Fórmula-1, por outro é sensacional poder vê-lo tão perto. Fazendo uma analogia com o futebol é como se um daqueles craques que são vendidos para times europeus viesse jogar aqui no São Paulo, Santos, Inter ou Flamengo.

- Seja bem vindo Zonta, tenho certeza que muita gente está de cabelo em pé com essa contratação da L&M.

1 comentários:

Felipe Maciel disse...

Carlos,
Cheguei aqui através do blog da Bárbara Franzin, que descobri há pouco tempo e achei bem legal.
O mesmo digo do seu. Parece que você deixa o blog sempre atualizado com as últimas notícias. Faz meu estilo. Inclusive, vou deixar meu link pra você visitar também quando quiser: blogf-1.blogspot.com
Além de tudo vc é comentarista? Não deve ser um trabalho chato de fazer, né?

Sobre o post, o Gené e o de la Rosa estão disputando outra categoria? Qual?