12/04/2007

Lentos slicks... tô nem aí!!!

Pneus slicks voltam à andar na Fórmula-1. Não tão velozes quanto se esperava, mas ninguém está ligando para isso...


- Claro que o principal objetivo da volta do pneu slick à Fórmula-1 não é que os carros ganhem mais velocidade e melhores tempos de volta, ninguém está preocupado com isso (embora esperava-se). A grande vontade dos entusiastas da Fórmula-1 é que com esse tipo de calçado os carros ficarão menos dependentes da aerodinâmica e, assim, tenham mais condições de se ultrapassarem.

- É por isso que a volta da borracha lisa à Fórmula-1, que aconteceu hoje, era tão aguardada. Junto à essa ansiedade pairava no ar uma curiosidade sobre o quanto os carros seriam mais rápidos, afinal de contas, a nova/velha ferramenta proporciona uma maior área de contato do carro com o solo (e não do solo com o carro como andei escrevendo por aí, mea culpa). Só que não foi como se esperava.

- No dia 7 de dezembro de 2006 Lewis Hamilton foi à mesma pista de Jerez com a McLaren de 2006 equipada com pneus sulcados e, aguardando ser anunciado como titular, fez 1:18:684 em sua melhor volta. Hoje Nick Heidfeld com o bom carro da BMW de 2007 fez sua melhor volta em 1:19:042, de slicks. 358 milésimos mais lento. Nem todos os pilotos usaram slicks, apenas Heidfeld, Jenson Button que foi naturalmente o segundo e James Rossiter da Super Aguri, mostrando que nem o pneu liso pode superar as limitações de um carro ruim.

- Os slicks devem entrar "em operação" à partir da temporada 2009. Era para ter entrado em 2008, mas a saída da Michelin da categoria ajudou a Bridgestone a protelar por mas um ano sua entrada alegando que eram necessários mais estudos. Espero que nenhum empecilho nos seja empurrado "goela abaixo" dessa vez e que em 2009 possamos ver de volta esses pneus que, mais que nenhum outro, são os verdadeiros pneus de corrida.

- O teste promoveu a estréia com a Fórmula-1 de Javier Villa e Niko Hulkenberg, que andaram pela BMW. Kimi Raikkonen foi hoje o quarto colocado, uma posição à frente de Nelsinho Piquet da Renault. Sebastién Bourdais também foi muito bem ficando em sexto lugar, tendo fechado em segundo no treino da manhã. Mais que isso... durante a semana ainda veremos o duelo Schumacher/Hamilton...

Jerez de La Frontera - Dia 1:

1. Nick Heidfeld (BMW) - 1min19s042 - Slick
2. Jenson Button (Honda) - 1min19s155 - Slick
3. Pedro de la Rosa (McLaren) - 1min19s712
4. Kimi Raikkonen (Ferrari) - 1min20s083
5. Nelsinho Piquet (Renault) - 1min20s366
6. Sébastien Bourdais (Toro Rosso) - 1min20s615
7. Gary Paffett (McLaren) - 1min20s638
8. Mark Webber (Red Bull) - 1min20s682
9. Marc Gene (Ferrari) - 1min20s832
10. Mike Conway (Super Aguri) - 1min20s927
11. Sebastien Vettel (Toro Rosso) - 1min21s086
12. James Rossiter (Super Aguri) - 1min21s246 - Slick
13. Timo Glock (Toyota) - 1min21s336
14. Giancarlo Fisichella (Force India) - 1min21s424
15. Nico Hulkenberg (Williams) - 1min21s556
16. Franck Montagny (Force India) - 1min21s559
17. Kazuki Nakajima (Williams) - 1min21s586
18. Marko Asmer (BMW) - 1min21s962
19. Kamui Kobayashi (Toyota) - 1min22s186
20. Javier Villa (BMW) - 1min23s583

2 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Não dá mesmo para tirar qualquer conclusão desses testes. Mas as coisas ainda vão ficar mais interessantes nos próximos dias. Vamos ter o "confronto" entre Lewis e Schumi e a batalha na Force India. Pelo visto, Fisichella se deu mal: ele quebrou hoje assim que colocou os pneus slicks. Na comperação com os outros que vão andar pelo time indiano, Fisico corre o risco de perder feio...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Unknown disse...

Nico Hulkenberg andou com que carro mesmo?