11/12/2007

Ferrari quebra e Ross assume lugar na Honda

Com reestruturação, Jean Todt deixa equipe de Fórmula-1 e Ross Brawn assume posto na Honda...

- Desde 1996 que Ross Brawn e Jean Todt são os dois braços da Ferrari na Fórmula-1. Todt, como homem forte em Maranello foi atrás do homem que poderia tirar a equipe do ostracismo, Michael
Schumacher, e sabidamente, aceitou que o alemão levasse consigo as pessoas de sua confiança. Entre eles Ross Brawn, o homem que, segundo alguns, era o segredo por trás do grande sucesso de Schumacher.

- Até que a equipe se acertasse levou alguns anos, mas em 2000 o alemão se tornou tricampeão mundial de pilotos, repetindo o título nas temporadas de 2001, 2002, 2003 e 2004. Exceto o hexacampeonato, todos os outros conquistados com relativa facilidade.

- Mas ninguém é eterno, uma hora todos tem que pedir o boné, isso acontece em especial aos pilotos, que como nunca, dependem do físico para exercer sua função. Com isso Michael decidiu abandonar as pistas ao final do ano passado depois de perder o título duas vezes para o espanhol Fernando Alonso, à época na Renault. Seguido à esse anúncio, Ross Brawn se deu um ano de férias, e foi pescar em algum lugar da Ásia. Apenas Jean Todt sobrou...

- Para 2008 esperava-se que, com a volta de Brawn, pelo menos a dupla de dirigentes pudesse ser vista novamente. Mas hoje, tudo mudou, e ao mesmo tempo.

- Ross Brawn foi anunciado pela Honda como chefe de equipe para a temporada 2008. Um salto de qualidade especial para o time japonês. Agora é ele quem comanda o projeto, com carta branca na mão para fazer desta equipe um time vencedor. Ao contrário da Toyota, a Honda pode errar, como errou este ano, mas pelo menos tenta resolver seus problemas. Ross Brawn era mesmo o melhor nome disponível no mercado (não é à toa que o time já havia tentado sua contratação no início do ano) e a Honda foi atrás. Agora Nick Fry é o novo diretor executivo da equipe. Olhos atentos para como ficará a situação de Barrichello na equipe japonesa pois no tempo em que os dois trabalharam juntos na Ferrari uma corrente dizia que não se davam muito bem. Vamos ver.

- Não dá para dizer que a Ferrari estava apenas esperando a decisão de Brawn pois o acordo entre eles e o time já havia sido deixado de lado, mas quase simultaneamente a equipe anunciou hoje uma reformulação em sua estrutura. O novo diretor esportivo do time agora é Stefano Domenicalli, antigo diretor de operações, o cargo que um dia Brawn ocupou. Jean Todt está fora do time, foi promovido diretor geral da Ferrari montadora, uma promoção que o deixa fora da Fórmula-1. Quem assume a posição de Domenicalli é Mario Almondo, que respondia pelo departamento técnico, que será capitaneado agora pelo português Aldo Costa, responsável pelo projeto do F-2007.

- Uma mudança estranha que tira Jean Todt do calendário da Fórmula-1, uma figura que se tornou tão marcada quanto Ron Dennis e Flávio Briatore. E se o novo cargo de Ross Brawn pode prejudicar Rubens Barrichello, a saída de Todt pode refletir em Felipe Massa. Era ele quem garantia uma situação confortável à Felipe. Foi Jean que pediu a renovação de contrato do brasileiro que é empresariado por seu filho Nicholas. Mais um esperar para ver...

1 comentários:

Felipe Maciel disse...

É, Massa, agora é contigo...

Já da pra esperar uma Honda totalmente diferente da que vimos esse ano, agora coisa vai pra frente.