4/22/2007

Largaram...

Primeira etapa da Copa Nextel Stock Car tem um novo vencedor: Ricardo Maurício...


- A primeira etapa da nova fase da Stock Car Brasil não poderia ter um final mais marcante, com um novo vencedor. Ricardo Maurício venceu a etapa da abertura da Copa Nextel Stock Car em corrida empolgante e disputada. Se não pudemos ver inúmeras ultrapassagens nas primeiras posições, o que pode mostrar um amadurecimento de alguns pilotos, por outro vimos uma prova empolgante onde ficou difícil apontar um vencedor antes da bandeira quadriculada.

- Primeiro que as duas primeiras largadas foram abortadas, embora a largada seja em movimento os pilotos devem estar em posições corretas, lado a lado e em duplas. Porém Daniel Serra fez o que pôde nas voltas de apresentação para jogar Felipe Maluhy para o lado sujo da pista, para que na freada Serra levasse vantagem. Uma estratégia inteligente, mas Maluhy se defendia do "ataque" da Serra se posicionando atrás do carro da Red Bull, o que fez com que a direção de prova abortasse as duas primeiras largadas, sempre pelo mesmo motivo. Vale lembrar que na terceira largada, a que valeu, o mesmo aconteceu mas a direção deixou a prova correr. Maluhy por sinal gastou duas investidas do "Push to Pass", o botão de ultrapassagem que injeta nitro e aumenta a potência dos carros para uma ultrapassagem, mas o uso foi em vão.

- Com a corrida em movimento ficou claro que apenas Daniel Serra, Ricardo Maurício e Felipe Maluhy poderiam vencer. Serra tinha carro sobrando a abria vantagem no início mas o primeiro Safety Car acabou com sua vantagem. O carro de segurança entrou devido ao acidente entre Marcos Gomes e Tarso Marques. Ao tentar uma ultrapassagem sobre Ruben Fontes Marcos Gomes perdeu o ponto de freada e acertou Tarso no meio, fazendo com que os dois fossem parar na barreira da pneus. Thiago Marques quando passou por alí ainda tomou um "totó" de Paulo Salustiano e foi fazer companhia a seu irmão.

- Largada, e poucas voltas depois o mesmo local viu um acidente exatamente igual. Dessa vez Cristian Conde acertou Fabio Carreira. Passando pelo local Antonio Jorge Neto rodou e Chico Serra não conseguiu evitar a batida. - A TV não mostrou, mas antes da bandeira amarela ser acionada Daniel Serra cometeu um erro no laranjinha perdendo o ponto de freada, o que fez com que Ricardo Maurício assumisse a ponta para não mais largar.


- Foi a primeira vitória do piloto paulista que está fazendo sua estréia na equipe Medley, uma das mais fortes da categoria. Estréia com o pé direito, ano passado ele já havia passado pelo playoff quando ainda estava na equipe Katálogo Racing. Ficou em décimo, mas fez um belo campeonato, o que justificou sua entrada na Medley.

- Mais uma vez Felipe Maluhy bateu na trave, ele está chegando perto, mas vivendo do quase é bom lembrar que ele chegou à última etapa do campeonato passado disputando o título, com posição confortável até. O seu forte é a regularidade.

- Daniel Serra parece ter sido o piloto certo para uma equipe como a Red Bull. Quando "acusado" por Maluhy de tê-lo jogado para o lado sujo da pista na largada ele simplesmente disse que "o objetivo era esse mesmo" e quando perguntado se ficou abalado por não ter vencido disse que "seria um idiota se ficasse abalado". Ele acelera muito e tem a língua solta, é o tipo de piloto que combina com a equipe, que por sinal vive nos autódromos um clima tão divertido quanto à equipe de Fórmula-1. Faltam apenas as festinhas, disseram uns...


Abaixo você pode ouvir os três primeiros colocados da prova de hoje, em entrevistas à Rádio Capital:


Ricardo Maurício

powered by ODEO
Felipe Maluhy


powered by ODEO
Daniel Serra


powered by ODEO
Os 15 primeiros da etapa de hoje:

1) Ricardo Mauricio (SP, Medley-A.Mattheis, Chevrolet Astra), 25 voltas em 47min58s190 (média de 134,74 km/h)

2) Felipe Maluhy (SP, Terra Avallone, Mitsubishi Lancer), a 0s765

3) Daniel Serra (SP, Red Bull Stock Car, Volkswagen Bora), a 1s768

4) Hoover Orsi (MS, Red Bull Stock Car, Volkswagen Bora), a 2s998
5) Ingo Hoffmann (SP, AMG Motorsport, Mitsubishi Lancer), a 4s478
6) Ruben Fontes (GO, JF Racing, Peugeot 307), a 5s938

7) Cacá Bueno (RJ, Eurofarma RC, Mitsubishi Lancer), a 9s672

8) Juliano Moro (RS, Nascar Motorsport, Mitsubishi Lancer), a 10s679

9) Giuliano Losacco (SP, Vogel Motorsport, Chevrolet Astra), a 16s674

10) Rodrigo Sperafico (PR, Neosoro JF Racing, Volkswagen Bora), a 17s489

11) Alceu Feldmann (PR, Boettger Competições, Chevrolet Astra), a 18s728

12) Christian Conde (SP, Nascar Motorsport, Mitsubishi Lancer), a 20s737
13) Pedro Gomes (SP, Sama-GomeSports, Peugeot 307), a 22s481
14) Luciano Burti (SP, Cimed Racing, Volkswagen Bora), a 23s367
15) Popó Bueno (RJ, Hot Car Competições, Chevrolet Astra), a 23s450


O campeonato:


1º Ricardo Maurício - 25 pts.

2º Felipe Maluhy - 20

3º Daniel Serra - 16

4º Hoover Orsi - 14

5º Ingo Hoffmann - 12
6º Ruben Fontes - 10

7º Cacá Bueno - 9

8º Juliano Moro - 8
9º Giuliano Losacco - 7

10º Rodrigo Sperafico - 6
11º Alveu Feldmann - 5

12º Christian Conde - 4
13º Pedro Gomes - 3

14º Luciano Burti - 2
15º Popó Bueno - 1


E ainda...


- Na Stock Light a vitória ficou com Diogo Pachenki, depois de uma intensa disputa entre André Bragantini Junior e Rafael Daniel que acabou fazendo o segundo de vítima. Bragantini também perdeu redimento no final. Destaque para Alexandre Cunha que depois de cinco anos sem dirigir um carro de corrida ficou na segunda posição, tanto no grid quanto no final da prova;


- Na Junior como sempre muitas ultrapassagens fariam a torcida levantar caso ainda houvesse algúem assistindo a prova. A corrida é muito interessante mas daria retorno melhor acredito eu se acontecesse antes da Copa Nextel. Cauê Carvalho depois de uma excelente disputa com Thiago Riberi acabou faturando a vitória.

0 comentários: