3/30/2007

Sem controle de tração...

Depois de admitir não ser capaz de fiscalizar FIA proíbe novamente o dispositivo...

O início da nova era do Controle de Tração em 2001

- A Federação Internacional de Automobilismo divulga aos poucos as definições da última reunião do conselho da entidade que aconteceu no início da semana. Até agora a mais importante, até mesmo pela surpresa foi o fim do controle de tração. Em uma categoria onde o título principal é o mundial de pilotos (e não o de construtores) não há mesmo porquê "autorizar" que pilotos cometam o erro de acelerar em demasia, só para citar um pequeno exemplo do que este dispositivo fantástico é capaz de proporcionar.

- Desde 2001 a FIA autorizou que as equipes trabalhassem com controle de tração pois não era capaz de fiscalizar quais equipes estavam utilizando o sistema, o que já havia sido algo muito estranho, o jeito foi liberar o uso para todas as equipes para que assim todos tivessem as "mesmas" chances.

- Todas as equipes agora serão obrigadas (em primeiro lugar por contenção de custos) a utilizarem o mesmo CEU, que é a Unidade Eletrônica que controla o motor dos carros, e isso possibilitou à FIA acreditar que dessa vez será possível fiscalizar carros e equipes.

A Williams de 92 equipada com o dispositivo

- A história do dispositivo na Fórmula-1 começou com a Williams de 1991, que tinha como pilotos Nigel Mansell e Ricardo Patrese. Mansell desenvolveu o carro em 1991 e quase foi campeão, com o carro pronto em 1992 conquistou seu primeiro e único título na Fórmula-1. Segundo Ayrton Senna aquele carro até um macaco guiaria. Em 1993 Alain Prost também foi campeão. Quando Senna foi contratado em 1994 toda a eletrônica embarcada na Fórmula-1 foi banida e o carro nasceu mal. Todos nós sabemos o fim da história.

- É um problema a menos para algumas equipes porém é um problema a mais para uma meia duzia de pilotos que até hoje só correram com carros de Fórmula-1 equipados com o controle de tração, entre eles Fernando Alonso, Felipe Massa e Kimi Raikkonen. De qualquer forma o talento do piloto prevalecendo é tudo que os fãs da Fórmula-1 anseiam ver. Resta saber o tamanho do problema para uns e a eficácia da solução para outros.

- Outra resolução foi a manutenção das ranhuras nos pneus. Há pelo menos dois anos a FIA promete utilizar pneus slick na temporada seguinte. Mais uma vez a história morreu no meio do caminho.

0 comentários: