10/04/2006

Grande Prêmio do Japão!!!

Mais uma despedida...

- Depois do inusitado Grande Prêmio da China a Fórmula-1 chega essa semana ao Japão, para a disputa da penultima prova do mundial. Michael Schumacher tem 116 pontos e Fernando Alonso também, Schumacher é líder pelos critérios desempate (maior número de vitórias) mas critério desempate é coisa para se pensar na última prova, no momento da decisão.

- Apesar desse assunto estar chamando atenção (como não poderia deixar de ser), uma coisa está deixando os corações dos fãs da Fórmula-1 mais apertado. Depois de tantos anos, depois de tantas decisões de campeonato o autódromo de Suzuka está deixando a Fórmula-1. Uma pista memorável que sempre fez questão de presentear os fãs da Fórmula-1 com corridas que sempre ficavam entre as melhores do campeonato.

- Apesar de não ser uma das novas e modernas pistas projetadas por Hermann Tilke (Malásia, China, Turquia, etc), Suzuka sempre permitiu disputas por posição, com suas belas curvas como a 130-R, uma das mais elogiadas do circo não só pela mídia, pelos fãs mas também pelos pilotos.

- Uma disputa comercial tirou Suzuka do calendário. A Honda é dona de Suzuka e a Toyota é a dona da pista de Monte Fuji, para onde vai o Grande Prêmio do Japão. A Toyota gastou mais de R$300 milhões na reforma do circuito e agora faz questão que ele seja utilizado. A pista é boa, o Grande Prêmo do Japão de 1977 disputado na pista foi sensacional. A pista saiu do calendário por falta de segurança até que foi comprada pela Toyota e muitos anos depois volta ao calendário.

- Suzuka respira por aparelhos, fala-se em um retorno no próximo ano com duas corridas no Japão, porém Bernie Ecclestone não quer mais duas corridas no mesmo país, o que por sinal eu concordo plenamente. Além do mais em 2010 teremos o Grande Prêmio da Coréia do Sul, em mais uma pista projetada por Tilke. Vai demorar para vermos uma corrida de Fórmula-1 em Suzuka.

E ainda...

- Xandinho, Pizzonia, Tuka Rocha, Bruno Senna... todos eles estão essa semana testando carros da GP2. Se todo mundo passar poderemos chamá-la de GP2-Brasil;

- Ainda na GP2. Nelson Piquet anunciou que está fazendo uma parceria com a Minardi, que foi muito bem na F-3000 européia. Agora sua equipe na GP2 se chamará Minardi by Piquet Sports, espero que não andem no fundo do grid;

- O banco ABN Anro foi cotado fortemente para ser patrocinador principal da Renault no próximo ano (a Mild Seven está deixando a equipe). Logo trataram de negar, mas sabe aquela negativa com gostinho de positiva???

0 comentários: