9/28/2006

Autódromo, quadras e.... Copa do Mundo???

Complicado...

(Autódromo de Interlagos - Google Earth)

- Quem não gostaria de ver uma Copa do Mundo há tão poucos quilometros de sua casa? É algo muito interessante se pensar que podemos ter uma Copa do Mundo no nosso país. Em época de Copa, mesmo que seja do outro lado do mundo o país ja para, imagina no Brasil. Mesmo quando tivemos recentemente a Copa do Mundo sendo dividida entre Japão e Coréia do Sul as agências de viagens estouraram de vender pacotes de viagem para o brasileiro assistir à competição. Imagine uma Copa do Mundo aqui no Brasil então? Seria realmente um estouro.

- Hoje, o evento esportivo internacional mais importante que o Brasil recebe é o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1, que chega esse ano à sua 34ª edição e como em quase todas elas passa por problemas de adaptação às condições da Federação Internacional de Automobilismo. Nâo estou fazendo drama, acredito que no final de semana da prova todas as obras serão entregues como esperado pela FIA e que o Grande Prêmio ocorrerá sem problema algum. O que se esquecem é que o planeta inteiro tem uma natural má vontade contra os países em desenvolvimento (que um dia foram chamados de terceiro mundo). Vamos lembrar, por exemplo, o caso dos pneus que haviam sido roubados da Jaguar nos boxes de Interlagos e que geraram uma enorme repercussão e que depois "apareceram" na Inglaterra, na sede da equipe, dando a entender claramente que os pneus haviam sido esquecidos, mas o aparecimento não teve a mesma repercussão.

- Certa vez, não me lembro se em 2002 ou 2003 Antonio Pizzonia bateu no final da curva do Sol, e segundos depois Michael Schumacher escapou com sua Ferrari na mesma curva, onde havia se formado um verdadeiro rio e por alí havia um trator resgatando o carro de Pizzonia, esse fato gerou muita discussão, e as frases mundo a fora são sempre as mesmas: "Um país como o Brasil não está preparado para receber a Fórmula-1", sem pensar que Schumacher pode não ter visto uma bandeira amarela. Na China em 2004 Juan Pablo Montoya abandonou a prova depois de arrebentar sua suspensão em uma tampa de boeiro mau colocada em uma curva, a prova ficou parada por mais de dez minutos para que os fiscais checassem depois todas as zebras, isso foi comentado por pouco tempo, afinal de contas além de tudo o circuito era até então a menina dos olhos de Hermann Tilke (projetista responsável pelas mais novas pistas da Fórmula-1).

(Schumacher bate na curva do Sol, a imagem não mostra o trator mais à esquerda)

- Não estou usando esses exemplos para defender o atraso nas obras do autódromo de Interlagos, que está sendo retratado por jornalistas como Livio Oricchio, Flávio Gomes, Téo José, entre outros, o que eu quero defender aqui é que poderíamos responder melhor à isso de uma forma muito mais inteligente. Se o mundo inteiro tem má vontade com o "terceiro mundo", não poderíamos cruzar os braços achando que é assim mesmo, e sim poderíamos mostrar que temos essa capacidade. Ora bolas, hoje no programa "Redação Sportv" Chico Rosa (administrador do autódromo de Interlagos) afirmou que as obras sempre atrasam, e ele disse que é assim sempre porquê o calendário é apertado. Qual evento é mais importante? Então mudemos o calendário, repetir os mesmos erros é que não dá.

- Some-se a isso problema de venda de ingressos, goteiras em quadras de basquete em pleno campeonato mundial, atraso de inúmeras obras no Pan Americano (a Marina da Glória teve de parar suas obras por ser tombada pelo patrimonio histórico cultural, não dava para ver isso antes???) e muitos outros problemas que a organização de eventos brasileira apresenta.


- Aí eu penso... ou desistimos de sediar a Copa do Mundo, ou aprendemos com ela. Se nenhuma das duas coisas acontecer não sei onde podemos parar... que venham as críticas!!!

E ainda...

- Pilotos e equipes já chegaram à Xangai, a pista é realmente excelente, tem pontos de ultrapassagem e vem emoção por aí. Hoje de madrugada começam os primeiros treinos livres com transmissão Sportv;












(A sensacional pista de Xangai)


- Rubens Barrichello teve de mexer em peças do motor de sua Honda, não poderia, mas a manutenção foi feita com acompanhamento da FIA então ele não perderá posições no grid. Takuma Sato já foi punido hoje pelo mesmo motivo;

- Martin Whitmarsh, diretor da McLaren afirma não ter certeza de que Lewis Hamilton irá estrear pela equipe ainda esse ano, segundo ele Lewis ainda está aprendendo. Seria uma boa opção para testar Gary Paffett já que Pedro de la Rosa anda tão conformado com a reserva;

- Brasília ou Rio de Janeiro... parece que dessa vez o Brasil consegue sediar uma etapa da A1 GP, a Copa do Mundo do Automobilismo, muito bom;

- Bruno Senna testará para três equipes na GP2 Series, ART, DPR e iSport, é quase certo que ele faça sua estréia na categoria no próximo ano, apesar dos rumores que o colocam como piloto de testes da Toro Rosso, do apoiador e amigo Gerhard Berger ele afirma que por enquanto não pensa em Fórmula-1 para não queimar etapas.

0 comentários: