9/24/2006

Stock Car: Pneus decidem de forma diferente e Chico Serra vence em Brasília!!!

Tradição de volta ao pódio...

- O tricampeão brasileiro de Stock Car Chico Serra voltou a vencer depois de três anos na categoria hoje em Brasília, na oitava etapa do campeonato, decisiva para os playoffs finais. S prova mais uma vez marcou a tradição da categoria com muitas disputas em pista e também com alguns acidentes. A última vitória de Chico havia acontecido em 30 de novembro de 2003 no autódromo de Interlagos.

- Depois de uma semana de muito calor na capital federal a chuva tomou conta da última madrugada fazendo com que a pista amanhecesse molhada e tornasse a escolha dos pneus muito mais difícil que o normal. São dois dias de "problemas" seguidos com pneus já que ontem a maioria das equipes reclamou da Pirelli, fornecedora exclusiva da categoria que mandou lotes diferentes de pneu para Brasília, os lotes eram de qualidades diferentes também.

- Giuliano Losacco era o pole position mas resolveu largar com pneus para pista molhada, o que fez com que logo na quarta volta ele perdesse rendimento e fosse ultrapassado por Chico Serra, Ricardo Maurício e Hoover Orsi. Mais atrás Ingo Hoffmann abria caminho ultrapassando seus adversários um a um. Chico Serra chegou à Brasília com chances apenas matemáticas de conquistar a vaga no playoff, mas dependeria de um verdadeiro milagre para se classificar, o que acabou não acontecendo.

- Entre os pilotos que brigavam com mais chances para chegar ao playoff Ricardo Maurício fez uma corrida muito consistente, o que lhe rendeu uma vaga, Guto Negrão abandonou com problemas de motor depois de ter largado dos boxes, Popó Bueno não conseguiu ser combativo Ruben Fontes teve de problemas de motor, Duda Pamplona não conseguiu ser combativo assim como Nonô Figueiredo.

- Dois pilotos que tinham chances difíceis de chegar ao playoff acabaram batendo na trave. Ingo Hoffmann fez uma excelente corrida, depois de largar na oitava posição apareceu em terceiro e travou uma excelente disputa com Hoover Orsi pela segunda posição levando a melhor contra o vice-lícer do campeonato, Ingo tinha carro para bater Chico Serra mas acabou batendo forte na barreira de pneus depois de perder a roda traseira esquerda. Quem apareceu então para brigar novamente foi Pedro Gomes, se aproveitando da entrada do Safety Car no exato momento do abandono de Ingo Pedro assumiu a segundo colocação e partiu pra cima de Chico nas três últimas voltas, os dois levam consigo uma rivalidade que está prestes a se tornar histórica depois de alguns problemas entre os dois em alguma sprovas, entre elas a prova de abertura em Interlagos quando os dois bateram na última volta, mas Chico usou toda sua experiência de tri-campeão da categoria e conseguiu defender a posição conquistando a vitória depois de quase três anos. A vitória garantiria à Pedro uma vaga no playoff, o que acabou não acontecendo.

- Entre os pilotos que partiriam para o tudo ou nada para conseguir uma vaga no playoff os vitoriosos foram Ricardo Maurício que chegou na quinta colocação e Guto Negrão, que mesmo abandonando ficou com a vaga.

Confira o resultado:

1) Chico Serra (SP/OWL/B), voltas em 50:18.723
2) Pedro Gomes (SP/Sama-GomeSport/B), a 0s193
3) Hoover Orsi (MS/NasrCastroneves/B), a 0s604
4) Thiago Camilo (SP/Vogel/A), a 0s853
5) Ricardo Mauricio (SP/Katalogo/L), a 1s083
6) Rodrigo Sperafico (PR/Neosoro-JF/A), a 3s162
7) Valdeno Brito (PB/L&M/A), a 6s831
8) Felipe Maluhy (SP/Terra Avallone/L), a 7s275
9) Ruben Fontes (GO/Neosoro-JF), a 7s535
10) Allam Khodair (SP/Sorriso-Boettger/A), a 7s912
11) Nonô Figueiredo (SP/Scuderia 111/A), a 8s179
12) Luis Felipe Gama (SP/Scuderia 111/A), a 9s121
13) Alceu Feldmann (PR/Sorriso-Boettger/A), a 9s401
14) Popó Bueno (RJ/Hot Car/A), a 9s486
15) Duda Pamplona (RJ/Officer Pamplona's/L), a 10s463
16) Thiago Marques (PR/Petrobras-Action Power/A), a 11s826

17) Carlos Alves (SP/CA Competition/B), a 12s337
18) Júlio Campos (PR/RS/A), a 13s312
19) Renato Jader David (SP/RC3 Bassani/A), a 14s257
20) Mateus Greipel (SC/RC3 Bassani/A), a 19s215
21) Christian Fittipaldi (SP/RC3 Bassani/A), a 22s745
22) Giuliano Losacco (SP/Medley-A.Mattheis/A), a 1min00s639
23) Luciano Burti (SP/Petrobras-Action Power/B), a 1 volta
24) Wellington Justino (GO/L&M/A), a 1 volta
25) Mano Rola (CE/Powertech/A), a 1 volta
26) Fábio Carreira (SP/Carreira/A), a 2 voltas
27) David Muffato (PR/NasrCastroneves/B), a 3 voltas

Classificados para o playoff (Entre parenteses a pontuação de entrada no playoff):

1º Cacá Bueno, 116 (25)
2º Hoover Orsi, 101 (20)
3º Thiago Camilo, 93 (16)
4º Giuliano Losacco, 66 (14)
5º Rodrigo Sperafico, 66 (12)
6º Felipe Maluhy, 64 (10)
7º Alceu Feldmann, 58 (9)
8º Antônio Joge Neto, 55 (8)
9º Ricardo Maurício, 51 (7)
10º Guto Negrão, 45 (6)

- Conversei à instantes com Ricardo Maurício, um dos pilotos que conquistou a vaga para o playoff hoje, em entrevista exclusiva à Rádio Tupi-AM, ele comentou a prova dizendo que agora briga pela melhor posição possível na quatro últimas provas do campeonato. Ricardo também comentou sobre o problema de pneus que vem acontecendo. Ele explicou que os jogos de pneu antigos eram melhores que o lote atual, que é importado, segundo ele pilotos como Cacá Bueno estavam guardando jogos antigos de pneu para serem usados no playoff, o que lhes daria uma certa vantagem. Maurício disse que um item do regulamento proibirá que isso aconteça e os pneus terão de ser homologados a cada prova. Amanhã aqui no "Mundo Veloz" você poderá conferir em áudio a entrevista na íntegra.

- Segundo Chico Serra essa conquista é muito especial, logo após o fim da prova ele agradeceu toda a equipe pelo bom trabalho. O piloto, que sabia que praticamente não tinha chances de se classificar para o playoff afirmou ter ido para Brasília junto com sua equipe muito confiante em conquistar um bom resultado, segundo ele, além de ter vencido depois de muitos anos a vitória tem sabor especial por saber que finalmente o carro conseguiu se tornar competitivo.

- Guto Negrão admitiu ter "secado" seus rivais enquanto assistia o final da prova pela televisão junto à sua equipe. Segundo ele é uma ironia muito grande ele ter conquistado a classificação para a fase final do campeonato justamente na única prova que ele não pontuou. Guto Negrão teve problemas em dois motores esse final de semana.

- Guto Negrão que deve agradecer em parte essa conquista à seu companheiro de equipe Giuliano Losacco. Faltando 3 voltas para o final Giuliano esteve (com uma volta atrás) entre o líder Chico Serra e o segundo colocado Pedro Gomes que vinha muito rápido. Caso Pedro Gomes vencesse a prova Guto Negrão estaria fora do playoof, porém Giuliano não deu passagem à Pedro Gomes e explicou o motivo ainda em pista mostrando que estava mais rápido até mesmo que o líder Chico Serra que acabou depois ficando para trás.

- Volte em instantes para conferir toda a repercussão dessa etapa decisiva em Brasília da principal categoria do automobilismo nacional.

0 comentários: