10/08/2006

Fernando Alonso vence Grande Prêmio do Japão e praticamente garante o bi!!!

10 pontos de vantagem...


- O espanhol Fernando Alonso praticamente conquistou ontem de madrugada no Grande Prêmio do Japão o seu bicampeonato mundial de Fórmula-1. Além de vencer a prova ele ainda pôde contar com o abandono de Michael Schumacher que estourou seu motor há dezessete voltas do final quando era líder e virtual vencedor. Agora Alonso vem para o Brasil com 10 pontos de vantagem sobre o rival precisando de apenas um ponto para garantir seu segundo título. Para o alemão o que ontem seria motivo de luxo (conquistar o título por antecipação) agora é obrigação, ele precisa vencer a corrida de Interlagos e ainda torcer para que Alonso não marque ponto algum.

- A prova estava na mão da Ferrari. Felipe Massa garantiu a primeira posição na largada mas em três voltas já permitiu que Schumacher alcançasse a liderança para não ter o mesmo problema que os dois tiveram no Grande Prêmio da Turquia. Alonso por sua vez atacou Trulli na largada assumindo a quarta posição e com alguma dificuldade também ultrapassou Ralf Schumacher estando então em terceiro. Nesse momento Felipe Massa começava a ter problemas de pneu e a Ferrari o chamou para o pit para que ele não perdesse posição para Alonso que era até então o mais rápido da pista. Quando Massa saiu dos boxes ele voltou atrás de Nick Heidfeld da BMW e isso fez com que ele perdesse muito tempo. Alonso voltou à frente de Massa, Schumacher era líder.

- Os pneus da Bridgestone eram melhores no início do desgaste, mas com o tempo os Michelin se tornavam melhores e depois da segunda parada Fernando Alonso depois de ficar um pouco para trás estava começando a descontar a diferença para Schumacher, isso fez com que Schumacher não pudesse diminuir o seu ritmo. De qualquer forma todos pensavam aquele momento que Schumacher venceria a prova com facilidade e que Alonso seria segundo com a diferença no mundial passando para dois pontos à favor do alemão. Há 17 voltas do final o impensável aconteceu. O motor de Schumacher simplesmente estourou, algo que não acontecia desde o ano 2000, quando Schumacher ainda era "apenas" um bi-campeão do mundo, algo que daqui há duas semanas pode acontecer à Fernando Alonso.


Confira o resultado do Grande Prêmio do Japão:

1) Fernando Alonso (ESP/Renault/M), 53 voltas em 1h23min53s413
2) Felipe Massa (BRA/Ferrari/B), a 16s151
3) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M), a 23s953
4) Jenson Button (ING/Honda/M), a 34s101
5) Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M), a 43s596
6) Jarno Trulli (ITA/Toyota/B), a 46s717
7) Ralf Schumacher (ALE/Toyota/B), a 48s869
8) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber/M), a 1min16s095
9) Robert Kubica (POL/BMW Sauber/M), a 1min16s932
10) Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B), a 1 volta
11) Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes/M), a 1 volta
12) Rubens Barrichello (BRA/Honda/M), a 1 volta
13) Robert Doornbos (POR/Red Bull-Ferrari/M), a 1 volta
14) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1 volta
15) Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B), a 1 volta
16) Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B), a 2 voltas
17) Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri-Honda/B), a 3 voltas

Campeonato de Pilotos:

1º Fernando Alonso (ESP/Renault/M), 126 pontos
2º Michael Schumacher (ALE/Ferrari/B), 116
3º Felipe Massa (BRA/Ferrari/B), 70
4º Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M), 69

Construtores:

1º Renault, 195
2º Ferrari, 184
3º Mc-Laren Mercedes, 105
4º Honda, 78

- Próxima prova é o Grande Prêmio do Brasil, que acontece no próximo dia 22 de outubro em São Paulo, no autódromo de Interlagos. A prova marca também o encerramento da temporada.

0 comentários: