9/21/2009

É justo?

Briatore excluído, Symonds punido, Alonso e Piquet absolvidos e Renault só se repetir o erro...

Foto: Divulgação

- Após um julgamento de qualquer espécie a pergunta que mais paira no ar quer saber sobre a justiça ou não da decisão tomada. Pois não está sendo diferente no caso Renault/Piquet/Cingapura... que também é chamado Renault Gate, em especial pela turma do Twitter.

- Vamos aos fatos. Para cada um tenho uma opinião pessoal, e você também, que gera polêmica e levanta discussão, mas contra os fatos nada mais poderemos fazer.

Renault: 2 anos de suspensão caso repita o erro:

- A equipe foi punida com suspensão de 2 anos, mas apenas caso repita o erro. Interessante a punição, que já foi vista no caso de espionagem da McLaren há 2 anos atrás. Claro que diante de um erro descomunal como este, todos querem ver cabeças rolando, mas não há como negar que o time em si não tem como controlar uma decisão tomada por aqueles que comandam as ações de campo.

- Flávio Briatore e Pat Symonds é que tomaram as decisões e por isso o time não pode ser excluído do mundial, até mesmo porque ninguém quer ver uma equipe a menos na Fórmula-1. Eu pelo menos não quero. Parte-se de do princípio que, apenas caso aconteça o mesmo erro novamente, o time será sim punido.

Flávio Briatore: excluído da Fórmula-1

- A decisão foi comemorada por todos que gostam da Fórmula-1, mas é uma atitude polêmica ao meu ver. Como excluir alguém de sua profissão? Claro, o agora ex-dirigente não passará fome e muito provavelmente não ficará desempregado, afinal de contas estamos falando de um empresário com inúmeros talentos para negociação, mas ainda assim é possível?

- Ele nunca foi funcionário da Fórmula-1, apenas das equipes pelo qual passou, em especial Renault e Benetton. Então como tratar o caso?

- Não defendo em hipótese alguma que este senhor continue comandando um time de Fórmula-1, mas não creio que uma decisão como esta deve vir de cima para baixo. Não creio que deva ser a entidade a responsável por excluir Briatore das atividades na Fórmula-1. Enfim... por linhas muito tortas um bem foi feito e ele não volta mais.

- E analisando de outra forma da para perceber que este julgamento foi uma boa forma de Max Mosley se livrar de Flávio Briatore como um de seus últimos atos como presidente da FIA. Mosley foi julgado em muitos momentos e se viu praticamente obrigado a desistir da presidência da entidade quando queria apenas diminuir o domínio que as montadoras exercem sobre a Fórmula-1. Ele sairá, mas não antes sem levar alguns consigo.

Pat Symonds: 5 anos de suspensão

- Pois bem, o engenheiro poderia passar impune, afinal de contas arquitetou todo o plano junto à Briatore. Mas sua punição foi um pouco mais branda pois se trata de alguém que não é tão odiado quanto o italiano.

Fernando Alonso: absolvido

- Talvez não seja a expressão correta, afinal de contas o espanhol bicampeão do mundo não chegou a ser julgado, mas trata-se de uma absolvição mesmo assim, que foi decidida antes do início do processo quando decidiram pela sua não-inclusão.

- Alonso é um sujeito estranho. Ele também esteve envolvido no Stepney Gate, quando a McLaren foi acusada (e considerada culpada) de espionar a Ferrari, quando obteve acesso à dados absolutamente sigilosos sobre o carro da equipe rival.

- Na ocasião ele foi o delator premiado, quando entregou a equipe em prol de conseguir se livrar do contrato que tinha com a McLaren e partir para a Renault. Péssimo negócio esportivamente falando, mas ele queria se ver livre da sombra Lewis Hamilton.

Nelson Ângelo Piquet: absolvido

- Outro que não chegou a ser julgado. Tudo por conta da chamada "delação premiada", que não significa mais nada senão o famoso "dedo-duro", ou X-9 em alguns lugares do Brasil. O cara que participa do crime, executa perfeitamente a função dele, mas quando não se vê mais em posição de vantagem resolve entregar todo mundo para se ver livre de culpa. Uma atitude tão lamentável quanto jogar seu carro no muro para alterar o rumo natural das coisas e ver seu companheiro de equipe vencer.

- Nelsinho fez algo sujo, se envolveu com gente suja e aceitou todo o esquema. Deveria ser punido, em especial por ter sujado o nome da família Piquet, de tanta tradição. Não nos esqueçamos que ele ajudou também a sujar o nome do Brasil lá fora pois é o nosso país que é conhecido como a "nação do jeitinho".

- Claro, a Fórmula-1 o punirá. Nenhum chefe de equipe em sã consciência o contratará sabendo que ele do dia para a noite pode entregar os atos de seu time quando se sentir prejudicado por algum motivo. Mas mesmo assim a FIA deveria cumprir o seu papel de dar exemplo à todos, mostrando que a justiça é mesmo cega e não enxerga quem são as partes envolvidas.

- Mas tudo bem... a única intenção desse julgamento era punir Flávio Briatore.

4 comentários:

Anônimo disse...

✠ Nenhum dos dois (Briatore nem Piquet) valem aquilo que comem... ✠

Bianca Moura disse...

Quem no mundo da F1 não iria querer a cabeça do Briatore? A punição - ou não punição - no geral, foi justa. Afinal, na prática, a dura pena para Briatore foi por não ter colaborado com a investigação. Agora, o Alonso... ô costa-quente!

Anônimo disse...

amei seu bog..estarei sempre aqui..pena que não manjo nada de f1
bjus
Dany Luz

Ron Groo disse...

Se levarmos em conta que tudo foi feito apenas e tão somente para caçar a cabeça do Briatore, foi justo.
O resto é inocente util. Ou inutil no caso do Nelsinho...