9/26/2009

No escurinho, um cinema (com mistério)

O cinema do GP noturno de Cingapura tem direito à final dramático...


- A equipe mais forte do grid, a Brawn GP, aproveitou o escurinho de Cingapura para viver um drama que está sendo comentado por todos aqueles que gostam de Fórmula-1. Tudo começou no Q2, quando Jenson Button não conseguiu marcar um tempo razoável e, após confirmar apenas a 12ª posição no grid, ficou no aguardo do desempenho de seu companheiro de equipe, que passou para a fase final mas já tinha confirmada a perda de 5 posições no grid após trocar seu câmbio.

- Pois bem... e quando o mundo acompanhava atentamente o desempenho do brasileiro eis que ele, quando marcava o quinto tempo, escapou e bateu contra o muro, interrompendo a sessão e nos enchendo de dúvidas.

- O regulamento em questões assim é dúbio pois fala que o carro pode ser consertado no "Parque Fechado", mas ao mesmo tempo diz que, caso seja necessário mexer na suspensão, o piloto deve largar dos boxes (para onde o piloto não pôde levar o carro sozinho).

- Mais que isso, há rumores que a batida pode ter danificado seu câmbio novo e até seu motor. Em caso de nova troca ele perde mais 5 posições. Ele já usou 6 motores, o limite até o final do ano é 8, sendo que os dois propulsores restantes teriam de aguentar os Grandes Prêmios de Cingapura, Japão, Brasil e Abu-Dhabi.

- Aguardamos o momento da confirmação do grid, que será feita hoje junto com a divulgação do peso dos carros. Porém, após essa divulgação o carro ainda estará provavelmente sendo recuperado pelos mecânicos da Brawn e tudo pode mudar. Aguardemos as próximas horas.

- Caso Barrichello largue em 10º contra 12º de Button a loteria é gigantesca. Afinal de contas a largada de amanhã é uma das grandes loterias do ano, tudo pode acontecer quando se tem muros em volta. O primeiro giro também pode definir as coisas a favor de um ou de outro pois com pneus frios os carros ainda arriscam algumas ultrapassagens. Se não acontecerem entre eles, pelo menos ambos tentarão colocar rivais no meio dos dois carros da equipe.

- Caso Barrichello tenha de largar dos boxes as coisas se invertem um pouco. A cautela passa a ser deixada de lado em nome da conquista de posições pois Button estará mais perto da zona de pontuação. O brasileiro porém pode arriscar uma estratégia de apenas 1 parada, o que abre um leque de possibilidades.

- Sem esquecer também as dificuldades que a Brawn-GP tem enfrentado no circuito de Marina Bay. O aquecimento dos pneus está prejudicado e as altas zebras estão facilitando o erro dos pilotos e também o surgimento de danos no assoalho dos carros.

- Quer mais emoção? A possibilidade de um Safety Car (deliberado ou não) é altíssima. E particularmente qualifico como muito rara a possibilidade do carro de segurança no pintar na prova de amanhã.

- Em meio à decisão de título o moço da foto que ilustra este post, Lewis Hamilton, conquistou mais uma pole position mostrando que a McLaren realmente cresce em pistas de baixa velocidade, bem como seu principal piloto. A briga pela vitória deve se restringir ao inglês e também aos carros da Red Bull, que igualmente cresce em pistas nessas condições. Rosberg corre por fora.

0 comentários: