10/10/2009

GT3 e 4 no Brasil

GT3 agora e GT Brasil e conta com o GT4, que salva a lavoura de muita gente...



- Não poderia deixar passar em branco algo interessante que tive a possibilidade de acompanhar de perto esta semana. Na última quarta feira aconteceu a apresentação do novo formato do Itaipava GT Brasil, evento que em 2009 engloba a GT3 e também o Trofeu Maserati, além da Copa Renault Clio.

- O que vimos na última bateria dupla no Rio de Janeiro foi dramático para a principal categoria do evento, que é exatamente a GT-3. Apenas 9 carros compuseram o grid, ofuscando um pouco o brilho das boas corridas que aconteceram no também combalido autódromo carioca. Os carros são caros, a inscrição é cara e a manutenção desses carros também é caríssima.

- Para se ter uma noção, o matogrossense Hoover Orsi, grande novidade do último final de semana, após um tempo fora do automobilismo (algo que não deveria ter acontecido) ficou de fora pois a equipe não tinha um câmbio reserva para substituir o problemático. Em conversa via Twitter com o "Mundo Veloz" ele afirmou que a peça custa 20 mil euros. Difícil. Fora a ausência dos lendários Ford GT.

- Para combater esses problemas a mantenedora da categoria, através de seu representante Antonio Hermann, anunciou a incorporação do GT4, uma forma de baratear custos, aumentar o grid e também utilizar os carros que hoje compõem o Troféu Maserati, categoria que acaba no próximo ano devido ao final do contrato com a empresa, mas que na prática acaba se fundindo ao novo certame.

- O campeonato tem vários carros homologados. Além dos Maserati já existentes em solo brasileiro, mesma situação dos Porsche 996, há possibilidade de vermos em pistas brasileiras carros como Ford Mustang, BMW Z4, Corvette C6, Aston Martin N24, Ginetta G50, Opel GT, Lotus Exige e até mesmo Nissan 350Z. Carros de preparação mais barata pois são mais próximos do que aqueles que vemos nas ruas.

- Mais novidade. Com o propósito de tornar as corridas mais atrativas para o público que vai ao autódromo, GT3 e GT4 largam juntas, cada qual com o seu vencedor e demais pontuadores. Além disso, o campeonato brasileiro de Superbike (sim, motos!!!), fará parte do evento, o que por sinal torna mais cuidadoso o processo de escolha das pistas pelo qual o evento passará. A volta das Mil Milhas como evento extra-campeonato também foi anunciada, com os organizadores certos de que os carros que correm o campeonato também participem da tradicional prova.

- Além da grande torcida do "Mundo Veloz" para que tudo dê muito certo, esteja certo você amigo leitor que estaremos mais uma vez prestando atenção ao que acontece. A promessa de internacionalização e elitização das Mil Milhas não foi cumprida, o crescimento da GT-3 não aconteceu, e os dois eventos são organizados pela SRO Latin America. Não me esqueço que o automobilismo nacional foi atingido em cheio pela crise econômica mundial, que por sinal já está de saída, mas alguns problemas surgiram antes mesmo da passagem da mesma.

- Em contrapartida, pilotos que hoje disputam um torneio como o Trofeu Maserati não podem ficar sem o certame, afinal de contas eles fazem parte de um time de pilotos dos mais fiéis do Brasil. Os carros também não podem ser colocados de lado, a idéia de juntá-los à GT4 (por já serem homologados, que fique bem claro) é ótima. Acredito que de início veremos mais os carros que já estão no Brasil, como os Porsches também, mas se pintar por aqui algum Nissan ou Aston Martin vale ainda mais o ingresso. Mais que isso, agora esses carros podem aparecer em TV aberta, com a transmissão na Record News, confirmada para 2010.

- Com o evento ganhando visibilidade e força, a possibilidade de se aumentar o grid da GT3 passa a existir também, apesar de ser uma alternativa um pouco mais cara. A primeira vista, as medidas que foram anunciadas parecem desculpas para se disfarçar um grid mais cheio, mas na verdade não é isso, é o Marketing sendo usado de forma bem positiva. Que tudo dê certo para o GT Brasil e seus agregados em 2010, o Brasil merece.

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