10/12/2009

Domingo de novidades na Fórmula-1

Massa não volta em 2009, Glock não corre em Interlagos e Barrichello vai mesmo para a Williams?


- Faltando exatamente uma semana para o Grande Prêmio do Brasil, a Fórmula-1 nos reservou algumas novidades.

- A primeira delas é a confirmação de que Felipe Massa não corre mais mesmo em 2009. Em Interlagos ele dará a bandeirada para o vencedor e em Abu-Dhabi ele apenas assistirá a prova. A idéia da Ferrari visa a total recuperação do brasileiro, que foi acertado por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello na Hungria e teve de passar por duas cirurgias.

- É um problema para o piloto da Ferrari, que no ano que vem terá como companheiro o forte Fernando Alonso, ou seja, esse tempo seria crucial para que ele se reambientasse ao carro da categoria. Vale lembrar que na pré e pós-temporada, apenas um carro pode ser usado nas sessões de testes e a equipe não deve estar pensando em priviliagiá-lo em detrimento ao bicampeão que acaba de chegar ao time. Situação diferente seria vista apenas caso Raikkonen continuasse no time.

- Amanhã porém, ele fará testes com uma F-2007 adaptada aos pneus da GP-2. E muitas vezes ele ainda deve andar nesse carro até o ano que vem.

- A segunda novidade é sobre a segunda vítima que a Fórmula-1 faz nesta temporada. Depois de Felipe Massa, o alemão Timo Glock também perde uma corrida por motivos médicos. Após o forte acidente sofrido pelo piloto no treino classificatório para o Grande Prêmio do Japão, a Toyota confirmou que ele não participa do Grande Prêmio do Brasil por ter fraturado uma vértebra. Seu substituto será o japonês Kamui Kobayashi.

- Acho difícil que, após uma contusão dessa gravidade, ele volte a tempo para a prova final de temporada, duas semanas depois da corrida brasileira. Com isso, e também por ter sido descartado pela equipe para a próxima temporada, pode-se dizer que sua carreira na principal categoria do automobilismo também está posta em xeque. Ele não tem lugar para a próxima temporada e, mesmo com a demanda de novos times, ninguém manifestou interesse real por ele. Não seria a primeira vez em sua carreira que ele seria deixado de lado pela Fórmula-1.

- É até irônico. Após se transformar em protagonista do Grande Prêmio do Brasil no ano passado, quando seu baixo rendimento tirou o título de Felipe Massa, eis que nem Glock, nem o piloto da Ferrari participam da prova de Interlagos. O mundo da algumas voltas estranhas, prin cipalmente na Fórmula-1.

- A terceira novidade envolve outro brasileiro, o postulante ao título da temporada: Rubens Barrichello. Segundo o site Grande Prêmio ele já teria assinado seu contrato com a equipe inglesa desde o Grande Prêmio da Itália, e o anúncio seria feito na próxima semana, durante a etapa brasileira. Sua assessoria de imprensa tratou de desmentir a informação ao site Tazio dizendo que ele está focado no final da temporada e embora converse com a Williams, outros times ainda estão na jogada, incluindo a própria Brawn, da qual ele faz parte.

- Já Luciano Burti repassou a informação no Fantástico, da TV Globo, que disse que uma fonte ligada à equipe o confirmou que ele assinou por 1 ano, com direito à renovação por mais 1. Como adendo ele ainda afirmou que os motores que serão utilizado pelo time serão os Cosworth e não os Renault.

- História difícil de se confirmar e, embora eu tenha um carinho muito grande pela Williams, posso negar sem dor na consciência que é um passo atrás na carreira de Barrichello (não seria o primeiro). Esse anúncio vem com atraso de 6 anos, pois ele poderia ter assinado com o time em 2003. Na ocasião a equipe brigou pelo título até o final do campeonato com Juan Pablo Montoya mas a proposta financeira da Ferrari foi maior e ele continuou em Maranello.

- Hoje o time de Frank Williams vive situação complicada. Embora ele seja provavelmente o líder do time, que terá como seu companheiro o alemão Nico Hulkenberg, campeão da GP2 em 2009, e tenha capacidade suficiente para fazer evoluir ainda mais o carro da equipe. Os motores Cosworth provavelmente reaparecerão com força na Fórmula-1 e essa é também uma boa chance de bons resultados. Já o título... aí o buraco é mais embaixo.

- De qualquer forma também fica a pergunta: Será que a Brawn continua tão poderosa em 2010?

0 comentários: