8/03/2009

Nelsinho fora, apenas 1 brasileiro na pista

Com ausência de Piquet e Massa, Grande Prêmio da Europa terá apenas 1 brasileiro no grid...


- Eis que a nada surpreendente notícia que dá conta que Nelsinho Piquet estaria fora da Renault foi confirmada hoje pelo próprio piloto. Declarações do tipo "Briatore foi meu algoz" podem ser lidas na declaração oficial do piloto aqui.

- Era uma relação complicada que, sinceramente, não entendo como sobreviveu ao final da temporada 2008. Nelsinho melhorou no final do ano, é verdade, mas enquanto Alonso conquistou duas vitórias (Cingapura e Fuji) o brasileiro não passou de um segundo lugar em Hockenheim. Na visão de Flávio Briatore isso é terrível, independentemente do espanhol ter regalias dentro da equipe.

- No ano de 2009 a briga entre os dois só fez esquentar. A mudança radical das regras atrasou o cronograma d edesenvolvimento de alguns times, entre eles a Renault, e por isso as vezes não era possível entregar atualizações em dois carros ao mesmo tempo. Na única prova onde teve um bólido igual ao do companheiro ele definitivamente não foi bem. Destaque para declarações de Nelsinho do tipo "Briatore não entende porra nenhuma de corrida". Isso enquanto ainda era funcionário do time.

- Não tinha jeito. Diz-se por aí que Piquet chegou a ser demitido da equipe após o Grande Prêmio da Alemanha mas após negociações ele teve mais uma chance (o que provavalmente explica sua ausência no Twitter, onde é sempre tão presente). Agora ele emitiu seu comunicado e, mais uma vez via Twitter, confirmou para seu público que não é mais piloto da Renault mas continua trabalhando por sua continuidade na Fórmula-1.

- Continuidade que deve acontecer, afinal de contas as tais 6 novas vagas para o ano que vem estão praticamente confirmadas com a entrada de Campos, USF1 e Manor. A BMW saiu, mas deve ser incorporada por alguém e já se fala até na possibilidade de se tornar "Piquet Sports". Nelson Piquet, o pai, que goza de prestigio com a BMW, pode entrar em negociações com Peter Sauber para aquisição do time e Nelsinho mais uma vez estaria incluso nos planos, como aconteceu nas categorias de base.

- E eis que, com a ausência do demitido Piquet e do acidentado Massa, veremos apenas um brasileiro na pista, Rubens Barrichello. Não fosse o advento da Brawn GP para impedir a aposentadoria de Rubens e não teriamos um piloto tupiniquim em Valência. Ou como me lembra Leonardo Murgel, não fosse a Brawn GP e sua "mola voadora" e Massa não desfalcaria a Ferrari no Grande Prêmio da Europa.

- A última vez que tivemos apenas um brasileiro na pista foi no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2005, quando os pilotos de carros equipados com pneus Michelin boicotaram a largada. Okay, eles chegaram a realizar a volta de apresentação, então voltemos ao Grande Prêmio da San Marino de 1987 quando Piquet bateu nos treinos e Ayrton Senna foi o último a participar da prova. A lembrança me foi feita via Twitter pelo atento Ivan Capelli.

- Não menos atentos, os amigos Alexander Grunwald, Speeder e William citaram o GP dos EUA de 2002, quando a Sauber deixou Felipe uma prova de fora em detrimento à Heinz Harald Frentzen.

Eu havia citado o Grande Prêmio da Itália de 1984 quando Ayrton Senna não conseguiu qualificar sua Toleman para a prova em Monza e apenas Nelson Piquet participou da corrida.

5 comentários:

Speeder76 disse...

Há uma mais próxima do que esse GP de San Marino de 1987: É o GP dos Estados Unidos, também, mas de...2002, quando a Sauber substituiu Felipe Massa por Heinz-Harald Fretzen para que este fosse impedido de cumprir uma penalização de 10 lugares na grelha que ele sofreu na prova anterior, na Itália.

Willian disse...

Isso mesmo. Em Indianápolis, em 2002, também houve apenas um brasileiro no grid.
Na ocasião, Rubens Barrichello ganhou e Michael Schumacher foi o segundo...

Carlos Garcia disse...

Opa... corrigido e citado, ahaha... pelo jeito essa é uma questão bem complicada, né? Valeu pela ajuda amigos!!!

Ron Groo disse...

E ficou justo o mais sem graça...

Ana Paula disse...

Oi Carlos Garcia, meu nome é Ana Paula e eu trabalho em uma empresa que presta informações a assessoria de imprensa. Nós estamos fazendo os mailing's de blogs automobilisticos, e eu gostaria de fazer o mailing do seu site. Porém para isso eu preciso que você me informe seu e-mail. Se quiser envie para ana.paula@gaterlist.com Espero que o senhor possa me responder o mais rápido possível, Obrigada. Ana Paula