8/07/2009

Stock em Salvador, vai dar certo?

As críticas são normais, mas precisam ser feitas com consciência...

Foto: Divulgação

- Todo início de trabalho tem problemas. Seja de adaptação, falta de estrutura ou aquela boa garibada (conhecida como gambiarra) para ficar tudo pronto à tempo, mesmo que não fique lá muito próximo do ideal.

- A Stock Car na Bahia não foge à regra. Descobriu-se de última hora que a pista é apertada, não parece ser lá muito segura, que era preciso de duas chicanes para aumentar a segurança e mais alguns detalhes que passarão mais despercebidos. Já se acredita que a corrida de domingo será uma boa procissão pois ninguém passará ninguém. Eu já acredito que o pessoal do pelotão intermediário poderá provocar problemas maiores ao andamento da prova.

- Mas é assim mesmo. Como bem me lembrou o colega Betto Delboux, o Brasil havia perdido a tradição das corridas de rua, que se restringiram nos últimos anos à provas isoladas de F-Renault em Vitória, Floripa e a própria Salvador. Todas em pistas complicadas, sem muita estrutura, mas que geraram espetáculos interessantíssimos ao público local, que não tem contato com corridas de carro e gera um dos motivos para que o automobilismo esteja sendo esquecido no nosso país.

- E foi assim que nasceu a paixão por carros no Brasil. Com corridas realizadas nas ruas, no Rio de Janeiro era na Gávea, em São Paulo era Pinheiros, e mais outros lugares, não só nessas cidades como em outros locais do Brasil.

- Aos poucos voltamos a falar sobre o assunto, até mesmo devido ao descaso com nossos autódromos. A visita confirmada da Fórmula Indy em 2010 acontecerá em um circuito de rua, em Riberão Preto, Brasília ou Rio (já se fala que Salvador entra na disputa). O que é uma ótima notícia, Salvador é um ótimo balão de ensaio.

- Estou dizendo isso apenas para alertar o amigo leitor que alguns problemas serão vistos na prova da Stock Car no próximo domingo em Salvador. Talvez até problemas "nunca antes vistos na história desse país", como diria o nosso presidente.

- Mas isso não é motivo para alarde e sim para que eles simplesmente sejam corrigidos para a próxima visita da categoria à capital do espetacular estado da Bahia. Não esperem de mim uma postura sensacionalista nem com relação ao que acontecer de errado, nem com o que acontecer de certo, são coisas da vida.

- Tenho algumas restrições à Stock Car de uns tempos para cá e tinha tudo para criticar muito essa etapa de Salvador. Mas isso ñao refletiria o meu pensamento com relação aos problemas que ocorreram e ocorrerão.

- Chicanes de pneus serão um grande problema? Sim, serão... pois que se corrija esse problema. Se não der tempo para a etapa de domingo vamos fazer o que? Pedir o cancelamento da prova? Creio que não... vamos dar tempo para que a categoria possa repensar a etapa para 2010 e torcer para que ela ocorra novamente. Essa é minha torcida sincera.

- Os pilotos, admitindo ou não, não estão gostando de alguns detalhes da pista, em especial às chicanes e à aderência (o que é normal para uma pista de rua). Mas sei que gostaram da idéia de ir para Salvador e também sei que compreenderão não só a importância de estarem lá como também irão querer voltar. E esses sim precisam ter seus pedidos atendidos.

- Precisamos as vezes ser um pouco mais otimistas mesmo com relação à quem menos esperarmos. Acredito na iniciativa de se fazer a prova em Salvador e apoio, mesmo com os problemas que, sim, ocorrerão.

- Aproveite e confira a volta da sessão "Diários de Bordo" aqui no "Mundo Veloz", pois o Thiago Raposo, do Café com F1 foi chamado para cobrir a prova "in loco".

Confira também os 10 primeiros do dia:

Resultado dos treinos do GP Bahia Stock Car:

1º) 18 Allam Khodair (SP, Peugeot), 1:10.378
2º) 20 Ricardo Sperafico (PR, Peugeot), 1:10.711
3º) 11 Nonô Figueiredo (SP, Chevrolet), 1:10.789
4º) 90 Ricardo Mauricio (SP, Chevrolet), 1:10.883
5º) 0 Cacá Bueno (RJ, Peugeot ), 1:10.960
6º) 51 Átila Abreu (SP, Chevrolet), 1:11.169
7º) 21 Thiago Camilo (SP, Chevrolet), 1:11.256
8º) 55 Paulo Salustiano (SP, Chevrolet ), 1:11.257
9º) 23 Duda Pamplona (RJ, Chevrolet), 1:11.344
10º) 15 Antonio Jorge Neto (SP, Peugeot ), 1:11.43

3 comentários:

Ron Groo disse...

Vai dar certo sim, a porcaria vai ficar por conta da trilha sonora que vai vir de la... ninguém merece trio eletrico. hehehehe

Anônimo disse...

Sei não....
O valor do ingresso muito caro para a bosta que foi mostrada!!!
Pista apertada, desorganização (caracteristico da baianada!).
Que diferença de Interlagos!!

Babi disse...

Concordo com tudo que você disse.
Uma ótima análise!