7/12/2009

Webber é o personagem do dia

Webber dispara ritmo alucinante e vence de forma brilhante na Alemanha...


- A estratégia definiu o Grande Prêmio da Alemanha? Talvez... mas o certo é que Mark Webber foi o grande nome do dia depois de um ritmo de prova alucinante, quando descontou uma punição sofrida após excesso de vontade na largada e toque em Barrichello, e partiu para sua primeira vitória da carreira.

- Apesar do excelente ritmo não se pode dizer que foi uma vitória tranquila. Barrichello largou bem e assumiu a liderança da prova. Webber tinha mais carro mas teria de escoltar Rubens Barrichello, sua sorte é que Kovalainen também largou muito bem, fazendo uso do KERS, mas depois não tinha ritmo para acompanhá-lo e segurou todo o restante do pelotão. Isso permitiu que o australiano e o brasileiro seguissem tranquilos na frente e, quando Webber pagou a punição, não perdesse tantas posições. Barrichello também tinha ótima vantagem com isso.

- Quando a metade da prova se aproximava Barrichello perdia rendimento, bem como seu companheiro de equipe, tudo isso próximo da hora de parar. Webber já estava em segundo lugar, em ótima recuperação, e tinha tudo para conquistar a posição quando o brasileiro resolveu fazer sua primeira parada. Um problema com a magueira fez com que uma parada que era para ser de 6 segundos se transformasse em 11.4, ou seja, suas chances de brigar pelo pódio estavam se esvaindo. Rubens está neste momento completamente irritado e diz que não quer ouvir o mesmo "blá, blá, blá" da equipe que, segundo ele hoje deu "show de como perder uma corrida".

- Aqui cabe uma reflexão. A equipe o prejudicou? Sim, mas não deliberadamente com o intuito de proteger Button (assunto no qual Rubens está sempre envolvido). Problemas de pneu podem até ser transferidos para a conta do time e principalmente o problema com a mangueira de combustível, que o atrasou completamente. Não creio que algo tenha sido feito em prol de Jenson pois 3 carros estavam entre eles e o prejuízo para a equipe por seus erros hoje foi muito grande.

- Quem pôde comemorar com isso foi não só Webber como também Felipe Massa. As trapalhadas da Brawn GP permitiram que o brasileiro ocupasse um lugar no pódio pela primeira vez desde o Grande Prêmio do Brasil do ano passado, quando perdeu o título em casa para Hamilton. Foi também a primeira vez desde aquela corrida que ele liderou uma prova, a frente de Barrichello que, em seu encalço, acavou também perdendo um tempo que faria diferença para ele no final.

- A Ferrari com isso vai voltando (bem aos poucos, é verdade) à disputa pelas primeiras posições. De qualquer forma, em um momento onde Fernando Alonso é tido como nome praticamente certo na equipe para o ano que vem, vai ficando fácil um pouco fácil descobrir quem seria o escolhido para ser companheiro do espanhol bicampeão do mundo.

- Completando o assunto sobre o vencedor. Enquanto tudo isso acontecia o australiano abria mais uma vez 15 segundos de diferença para seu companheiro de equipe Sebatian Vettel (descontados pelo fato de Mark ter administrado um pouco a prova no final). A comemoração então foi um show a parte com gritos e choro emocionados de um piloto que conquistara sua primeira vitória após 129 GP´s disputados, a maior série da história (o recorde anterior era justamente de Barrichello com 124 provas).

- Destaque para a prova de Adrian Sutil, que largou em sétimo com um dos carros mais pesados do grid, chegou a andar em segundo e pontuaria com certeza se não fosse mais um encontro desastrado com Raikkonen na pista. Em sua saída dos boxes ele tocou o finlandês, quebrou o bico e com mais uma parada ficou sem chances de pontuar. Vale lembrar que o maior momento da carreira de Sutil até então havia acontecido em Mônaco no ano passado quando chegaria em quarto lugar mas o finlandês estragou a corrida dele após rodar e bater na saída do túnel, os dois abandonaram. Para Adrian o melhor mesmo seria que Raikkonen fosse disputar provas de Rali.


- Ele evita falar em disputa pelo título mas já é o terceiro colocado no campeonato, 1 ponto e meio atrás de seu companheiro Sebastian Vettel. Webber tem 45,5, Vettel 47 e Barrichello caiu para quarto com 44.

- A Red Bull tem mais carro no momento (em especial em corridas onde o clima é frio), cuida melhor dos pneus e quando precisa de um ajuste fino em seu carro ainda tem o mago Adrian Newey à disposição. A posição deles no campeonato é melhor, mas Button ainda é líder disparado. Barrichello fica fora da briga pois agora a disputa aperta e o favorito é Button, seria um erro de estratégia da equipe de Ross Brawn deixar os dois pilotos competirem em condições iguais, exceto em casos onde pilotos de outras equipes estejam entre eles.

0 comentários: