7/29/2009

O socialismo na Fórmula-1

Chegou o momento de todos voltarem a dividir o osso roído por todos...

Retirada do blog "FutebolFFV"

- Em tempos idos eu fui frequentador de reuniões semanais no Partido Comunista do Brasil. Não, eu nunca fui filiado a nenhum partido político mas sempre achei importante conhecer os dois lados da moeda para, aí sim, formar a minha opinião.

- Lembro que nessa época haviam os revolucionários que acreditavam que o socialismo deveria ser implantado à qualquer custo, mesmo que fosse à base de uma revolução armada onde provavalmente os rebeldes se refugiariam nas montanhas para combater os militares, donos de todos os pontos estratégicos do país.

- Não vou lembrar o nome, mas havia um senhorzinho que todos chamavam simplesmente de "tio" que dizia: "A revolução não se faz nacessária, o capitalismo tem como base o dinheiro e é um sistema que se auto engolirá, ou seja, automaticamente, sem que as pessoas percebam, o socialismo tomará seu lugar de direito como consequência natural. O capitalismo não aguentará a pressão criada pelo próprio".

- Pois bem, eis que aos poucos podemos ver algo parecido na Fórmula-1, algo que se confunde com a própria história do mundo. Primeiro foram os feudos, que se pareciam com as equipes dos garagistas, cada um defendendo os seus próprios interesses e em seu lugar.

- Com o passar da primeira batalha (a criação da FISA, em especial, o primeiro boicote) todos se deram conta que o dinheiro era importante demais e deveria mover todo aquele circo, mais ou menos como havia acontecido na primeira guerra mundial. Eis que surgiram as montadoras.

- Em especial após o fim da propaganda tabagista, elas sustentaram o circo e permitiram que as corridas continuassem acontecendo sempre com pelo menos 20 carros no grid. Por outro lado, apoiadas por alguns times que já faziam parte da categoria, elas inflacionaram o mercado de desenvolvimento em torno de uma cobrança corporativa por resultados que as vezes apareciam e as vezes não.

- Nessa toada apareceram Toyota, Renault, BMW, Honda, Mercedez e algumas outras foram ventiladas, como a hoje falida GM e também a Volkswagen. Com o apoio da FIAT, que subsidiava a Ferrari, os gastos extrapolaram facilmente os 300 e as vezes os 400 milhões de dólares.

- E eis que a crise financeira mundial chegou. Grandes corporações fechando as portas, empresas mal das pernas e o mercado automotivo atingido em cheio. A primeira a sentir o baque foi a Honda, que em meio ao pior momento da hecatombe financeira resolveu anunciar a retirada de seus investimentos na categoria, por mais que houvesse assinado o famoso Pacto da Concórdia.

- Aí chegou o momento da entrada do socialismo na Fórmula-1. Todos, até os rivais, fizeram o que podiam para que a equipe não fechasse as portas, mesmo sem o apoio da montadora japonesa. Eis que Ross Brawn, um dos dirigentes do time, assumiu a bronca e herdou a equipe, colocando seu nome e conquistando vitórias.

- Agora é a BMW que anuncia a sua retirada da categoria. Em breve alguém acaba ficando com o espólio do que sobrou da montadora. Ratificando que todos mundo deve andar mais com suas próprias pernas a partir do ano que vem.

- A saída da BMW não significa um grande drama em termos esportivos visto que já temos Manor, Campos e USF1 e talvez uma das equipes não escolhidas por Max Mosley ainda seja eleita para correr no lugar da BMW. O problema é que na sequência quem deve anunciar a saída da Fórmula-1 são a Renault e a Toyota, esvaziando ainda mais o grid.

- Hoje a situação é a seguinte: 12 equipes, sendo que 2 são montadoras (Renault e Toyota) e 2 são sustentadas por montadoras (Ferrari e McLaren). As outras 2 são garantidas pela Red Bull e o restante (6) é garagista, incluindo as novas equipes da Fórmula-1 para a próxima temporada. Com o possível abandono de Toyota e Renault apenas 20% delas estarão dependendo da boa vontade de seus apoiadores, sendo que a FIAT jamais deixará a Ferrari na mão.

- São outros tempos que chegam para tomar conta da principal categoria do automobilismo mundial, mas que podem se tornar um pouco mais satisfatórios. O dinheiro das montadoras levou o desenvolvimento dos carros à um nível de excelência tão grande que as ultrapassagens sumiram e muito do espetáculo foi deixado de lado em nome do showbusiness, ou seja, pra que gosta de corrida de carros o "socialismo da Fórmula-1" pode ser interessante.

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