5/24/2009

De novo

Quem venceu? Button, claro...


- Vi um comentário parecido no "Jornal Nacional" onte,. A apresentadora pergunta para o apresentador: "adivinha quem conquistou a pole position na Fórmula-1?" e ele: "Jenson Button, claro.

- Depois de duas temporadas extremamante disputadas entre Raikkonen, Massa, Hamilton e Alonso, e de dois títulos anteriores do espanhol em campeonatos equilibrados, a Fórmula-1 se desacostumou de ver a soberania de algum piloto ou equipe.

- Tome por base:
  • Em 2005 Raikkonen e Alonso brigaram como leões pelo título, sendo que o finlandês só o perdeu por ter sofrido com inúmeras quebras de seu motor Mercedes. A Ferrari estava fora da briga por não se adaptar aos pneus para aquela temporada;
  • Em 2006 a briga foi entre Alonso em Schumacher, sendo que os dois brigaram até a última prova pelo título. A decisão aconteceu no Brasil com o espanhol conquistando seu segundo campeonato;
  • 2007 viu a briga entre Raikkonen, Hamilton, Alonso e Massa, com o brasileiro ficando de fora antes do tempo. As vitórias foram distribuidas entre os outros três, que decidiram no Brasil e Raikkonen levou;
  • 2009 viu vitórias de Hamilton, Massa (que decidiram de forma espetacular o título no Brasil em favor do inglês), Raikkonen, Kovalainen, Vettel, Kubica e Alonso. Nâo há mais nada o que comentar.
- Mas a atual temporada vê Jenson Button e a recém-criada Brawn GP destruir os adversários a cada prova. Button estreou vencendo na Austrália, Malásia, Bahrein, Espanha e Mônaco, tenho seu domínio quebrado apenas por Vettel na China. Estávamos mal acostumados, mas talvez seja essa a Fórmula-1 dos tempos atuais, e assim tudo deve continuar.

- Isso acontece principalmente porque tudo da certo para o inglês. Os pneus macios foram o drama no principado, mas Barrichello teve problemas e ele não, após isso o resto é história, Button dominou o restante da corrida sem maiores problemas com Barrichello em segundo.

- A disputa legal da prova (que teve boas alternativas no início) ficou entre os pilotos da Ferrari, que viravam boas voltas, as vezes Raikkonen, outras vezes Massa, sendo que ambos arriscaram deixar pneus macios para a última janela, sem maiores problemas.

- Pneus que mexeram com o resultado final da prova. Além de Barrichello, Sebastian Vettel acusou fortes problemas com o composto e perdeu logo no início posições para Massa, Rosberg, Kovalainen e Webber, batendo e abandonando logo em seguida, após sua parada nos boxes.

- Também bateram Nakajima (na última volta), Kovalainen e Buemi, que atropelou Nelsinho Piquet e o levou junto para fora da corrida.

- Hamilton também bateu de leve na BMW de Heidfeld, isso após cruzar a linha amarela dos boxes, onde há o trecho de segurança para que não haja colisão. Não só Hamilton cometeu a infração de não respeitar o caminho correto, como também pôde mostrar para que ele existe já que houve a colisão.O mais engraçado é que não houve punição, por que? Hamilton ainda será punido?

- Com relação ao campeonato Button agora dispara na frente e, lugar comum, segue tranquilo rumo a conquista do campeonato. A Ferrari esta de volta, mas sem tempo hábil para que esse piloto que não erra e não abandona (nem com problemas) deixe de seguir tranquilo pelo menos marcando pontos suficientes para se manter na frente.

- Daí para frente é só perguntar "quem é o favorito ao título" e o apresentador do jornal responde: "Button, claro".

3 comentários:

Ron Groo disse...

É, de novo, mas agora em Mônaco, que é assim uma cereja de bolo...
Assim tenho que rever meu conceito sobre o inglês.

Adriano Muha disse...

Rubinho tem sempre uma desculpa. Ele está levando um baile e isso que é a realidade.

Carlos Garcia disse...

Pois é amigos...

Groo: Eu estou começando a rever meu conceito sobre ele também... sei que sopb pressão ele não manda bem, mas na condição que ele se encontra está quase imbatível.. fácil até perceber pq ele venceu a disputa com Bruno Junqueira pra entrar na Fórmula-1...

Adriano, seja bem vindo amigo... até acredito nas declarações de Rubens Barrichello... como escelente acertador de carros provavelmente ele esmiuça mesmo os problemas mais a fundo, mas perder do companheiro de equipe por 6x0 é algo sem justificativa até o momento!!!

Abração