12/08/2008

Por que tanto fogo?

Em 2008 ainda é admissível um incêndio como o de Betinho Gresse na etapa de ontem da Stock Car?


- O tanque de um carro de Stock Car é seguro sim, pelo menos é o que indicam as suas especificações. Localizado na parte de trás do carro e especial para competição, a peça é fabricada por uma empresa americana e é composto por um saco de borracha que fica protegido dentro de uma caixa de alumínio.

“A principal função do saco de borracha é evitar a explosão. Porque quando houver uma batida, vai bater na borracha, mesmo com a caixa no alumínio, o máximo que pode acontecer é furar a borracha”, explica Jorge Freitas, chefe das equipes JF Racing e Nova RR Competições ao site oficial da categoria.

- As explicações são convincentes. Mas por que tanto fogo? A cena do acidente de ontem entre Felipe Maluhy e Norberto Gresse, e o consequente incêndio, nos remeteu às imagens dos acidentes dos anos 70 e 80, quando qualquer choque colocava em risco a vida dos pilotos que ficavam imersos ao fogo. Que o digam Niki Lauda e Gherard Berger, só para citar exemplos de pilotos que saíram vivos de seus acidentes.

- A suspeita é que durante o período da manhã em Interlagos tenha havido um vazamento de combustível dentro do carro do piloto, que teria pedido à sua equipe para que o habitáculo do carro fosse limpo, afim de evitar quaisquer problemas. Após o choque com o muro da reta principal de Interlagos, algum metal gerou a faísca necessária para que o fogo tivesse se iniciado dentro do carro, para só depois atingir o tanque de gasolina, já com o calor gerado pelas chamas.

- Norberto Gresse, mesmo sem espaço, pois seu carro ficou muito próximo ao muro, tratou de sair rapidamente do veículo que se destruiu após 11 minutos de puro fogo. Seu rosto chamuscou no momento e ele teve queimaduras de 1º grau. Mas passa bem.

- É preciso apurar se isso realmente aconteceu. A Stock passou por momento dramáticos na final da Light no ano passado (lembrado com tensão a cada uma das inúmeras batidas e toques que aconteceram na final da mesma categoria, a última prova do dia) e muito se falou em segurança. A negligência também precisa ser combatida, é preciso apurar e instruir a todos a importância de cuidar de cada detalhe em um esporte que já é perigoso por natureza.

- Sem claro esquecer que a disputa entre os dois pilotos em plena reta dos boxes, partindo para aceleração máxima, é inadmissível.

Foto: Bruno Terena

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