7/17/2008

Solução caseira (e boa)

Sebastian Vettel é anunciado pela Red Bull para 2009...


- Após anunciar a aposentadoria a partir do final desta temporada o escocês David Coulthard deixou o primeiro lugar oficialmente vago para 2009 na Fórmula-1. Não demorou muito e a equipe buscou uma solução - interna mesmo - para o problema. A sensação Sebastian Vettel, 21 anos, protagonista de algumas cenas interessantes na Fórmula-1.

- Sua história na categoria começou em 4 de agosto de 2006 quando Robert Kubica foi escolhido para o lugar do demitido Jacques Villeneuve na BMW. Vettel apareceu como piloto de testes da equipe e naquela temporada o terceiro piloto também testava na sexta feira. 29 pilotos foram para a pista na segunda sessão e o mais rápido foi exatamente este alemão precoce, que fez o tempo de 1:28:091, deixando Felipe Massa e sua Ferrari na segunda posição com 1:28:164.

- A primeira prova foi mais uma vez pela equipe e também substituindo outro piloto. Foi no Grande Prêmio dos Estados Unidos do ano passado quando Robert Kubica não pôde correr - após sofrer o terrível e famoso acidente em Montreal. É verdade que não foi uma estréia brilhante, mas o bom carro e a cautela durante a prova lhe permitiram chegar na oitava colocação e conquistar seu primeiro ponto na Fórmula-1 logo na estréia.

- O péssimo desempenho do norte americano Scott Speed, seguido de alguns desentendimentos públicos com a Toro Rosso, fez com que ele fosse mandado embora não só da equipe como também do universo da Fórmula-1, que não quer saber do garoto marrento até hoje. E mais uma vez - após acordo com a BMW - Sebastian Vettel ganhou espaço no meio de uma temporada, sendo o escolhido para defender a Toro nas sete provas restantes do mundial do ano passado. O palco? Mais uma vez Hungaroring.

- Vettel demorou a mostrar algo, mas é inegável que o desempenho da equipe melhorou após sua chegada e o primeiro a sentir isso foi seu companheiro de equipe Vitantonio Liuzzi, que aproveitou para beliscar a zona de pontuação durante as corridas.

- Quando a Fórmula-1 chegou à Ásia Vettel se deu bem. Debaixo do dilúvio de Fuji no Grande Prêmio do Japão ele era terceiro colocado quando, com Safety Car em pista, acertou a Red Bull do australiano Mark Webber que era o segundo e os dois abandonaram. Vettel chegou a ser considerado culpado pelo acidente e punido pela FIA mas, uma semana depois, um vídeo amador postado no Youtube provou que o real culpado foi Lewis Hamilton, que realizava alguns brake tests à frente dos dois. A cena que entrou para a história naquele GP foi o choro do garoto alemão que fazia até alí a corrida de sua vida.

- Mas o destino é sábio. Chegou o Grande Prêmio da China e Vettel pôde ter a chance de assombrar a Fórmula-1. Após se livrar de uma punição de perder 10 lugares no grid devido ao ocorrido no Grande Prêmio do Japão ele acabou sendo punido mais uma vez, perdendo 5 postos, por atrapalhar o finlandês Heikki Kovalainen no treino e sua posição de largada acabou sendo 17º. A corrida foi realizada em condições instáveis de clima mas em nenhum momento chegou a chover forte e Sebastian levou sua Toro Rosso até a quarta colocação no final da prova, atrás de Felipe Massa. Seu contrato para 2008 estava garantido.

- Em 2008 Vettel é o 15º colocado no mundial com 5 pontos - a Toro Rosso demorou para estrear o novo carro, que não é tão bom - 3 a mais que seu companheiro de equipe Sebastién Bourdais. Vettel abandonou pela menos 4 provas na primeira volta mas mesmo assim era tido como o substituto natural de David Coulthard, posto que agora ele alcançou.

- A Red Bull é uma equipe que cresce a cada ano. 2009 deve ser um ano e tanto para o piloto alemão que não deve ter dificuldades para bater Mark Webber, seu futuro companheiro de time. Vettel deve ser presença fácil nos pontos e quem sabe ele conquiste seu primeiro pódio, algo meio difícil de se imaginar na atual equipe.

- Dessa forma não poderia ser diferente, Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull acredita que esta não foi em nenhum momento uma decisão difícil de se tomar. Creio aliás, que a decisão já havia sido tomada há algum tempo. Apenas esperaram o Grande Prêmio da Grã Bretanha para anunciar a retirada de Coulthard em casa e o Grande Prêmio da Alemanha para fazer o mesmo com Vettel com sua ida para o time principal. Esses caras são bons de marketing.

- E Vettel já deu seu recado: "Estou indo para um lugar que tem uma ótima atmosfera, que é a Red Bull, igual à Toro Rosso. Aqui você pode ser quem é, não precisa fingir ser outra pessoa."

- E agora se fecha uma vaga na Red Bull, destinada a um piloto com um pouco mais de experiência e abre-se uma na Toro Rosso para pilotos que ainda não tem tanto status, provavelmente um apadrinhado da Red Bull. Ou Bruno Senna é o principal candidato?

0 comentários: