1/13/2008

De volta...

2008 em pleno curso e o "Mundo Veloz" está de volta... a Fórmula-1 também...


- Depois de deixar Drummond me esperando no banco em meu post abaixo desde o último reveillon, escolhi este domingo para a volta do "Mundo Veloz" às suas atividades normais para a temporada de 2008.

- Assim como fez a Fórmula-1, que resolveu nesta semana que se passou movimentar seu mercado com os lançamentos de Ferrari, McLaren, Toyota e Force India, que ainda aproveitou para apresentar Giancarlo Fisichella como seu piloto titular.

- E quem chamou mais atenção? A apresentação da Ferrari aconteceu no último domingo, a da McLaren um dia depois. Mesmo dia do início do tradiocional "Wrooom", o evento de apresentação do time para esta temporada. Houve no "Wrooom" deste ano a clara intenção de separar lançamento do carro e de time, com isso, a Ferrari conseguiu roubar todas as atenções da imprensa mundial com inúmeras declarações dadas pelo time e por pilotos durante a semana, a seguir...

- Stefano Domenicalli afirmou que a Ferrari tem uma grande parcela de culpa pelo fato de Felipe Massa ter ficado de fora da disputa pelo título na última temporada.

- Massa por sua vez manteve um discurso neutro e, com base em declarações da própria equipe afirmou que não haverá mesmo disputa interna no início do ano.

- Kimi seguiu um caminho mais arriscado dizendo que precisa se manter mais focado no início da temporada.

- Schumacer defendeu Massa, elogiou Kimi, chamou atenção de todos e foi um dos grandes nomes da semana ao ser anunciado praticamente como terceiro piloto da equipe. Durante a próxima semana estará Schumacher testando o novo carro, algo que será um pouco mais comum em 2008.

- E pra encerrar, Luca di Montezemolo afirmou que a McLaren Mp4/23 é uma Ferrari prateada.

- Assim foi a semana no universo da Fórmula-1 que, e não merece grandes comentários, é inegável que chamou atenção para a grande disputa que vem pela frente. Estará a Ferrari mesmo tão perto do topo? Está próxima a McLaren? BMW continua crescendo? E a Renault?

- Nas próximas semanas as primeiras respostas para essas perguntas e os primeiros prognósticos do ano. Alguns também chamam de palpites...

E mais...

- Jenson Button diz que Honda lutará pelo pódio em 2008 e que brigarão pelo título em 2009. Considerando a última temporada seria um dos maiores saltos já vistos;

- Max Mosley pretende reduzir os gastos das equipes para U$150 milhões. Toyota e Ferrari estouram fácil a casa dos 300, sendo que a segunda é contra a proposta. Caso a medida não passe na aprovação por culpa da equipe italiana não tenho dúvida que eles voltariam a ser os grandes vilões da Fórmula-1, título que perderam para a McLaren depois do caso de espionagem;

- Congelamento do desenvolvimento dos motores, anteriormente definido para 10 anos caiu para 5, em 2013 as equipes poderão desenvolver seus propulsores. Isso prova que algumas notícias na Fórmula-1 não merecem comentários pois tem um enorme potencial para cair em desuso;

- Ficou acordado também que a evolução dos atuais propulsores deve deixá-los menos poluentes. Como diria a personagem: "Ai pooooode....";

- Mesmo caminho segue a A1 GP que já em sua próxima etapa, em Taupo na Nova Zelândia, terá seus carros com motores consumindo uma mistura de combustível com 30% de Etanol. Como bem dizem os organizadores da categoria, é possível sim ser competitivo poluindo menos. Esse é ó caminho;

- E assim vamos recuperando o ritmo, que você tenha um ótimo 2008!!!

2 comentários:

Felipe Maciel disse...

Muito boa a atualização, Garcia.
Só discordo quanto ao fato de a Ferrari voltar a ser vilã, nesse caso ela deve ser tratada como heroína, porque esse pacote de medidas da FIA é lamentável para um esporte como a Fórmula 1. Mais uma vez a FIA arrumando um jeito pra lá de esquisito para resolver os problemas, que são maximados pela cabeça da própria entidade.

Blog F1 Grand Prix disse...

É, pelo visto a batalha de 2008 vai continuar sendo entre Ferrari e McLaren, dentro das pistas e nos bastidores também. Sobre as propostas do Mosley, penso ser um absurdo limitar o orçamento das equipes, por um único motivo: isso vai contra o princípio da livre competição. Ao que parece, os dirigentes da FIA importam-se mais com o show do que com o esporte...

Garcia,

Muito obrigado pelas suas palavras lá no meu Blog! Tenho certeza que 2008 vai ser melhor ainda!

Grande abraço!

Gustavo Coelho