9/19/2008

Stock: Quem é quem no playoff

Conheça aqui no Mundo Veloz os 10 pilotos que a partir deste final de semana brigam pelo título de 2008...

- Após queda na liminar impetrada pela justiça a favor de Luciano Burti, Popó Bueno enfim foi confirmado como o 10º nomeno playoff que definirá o campeão de 2008 da Stock Car. Com base nisso, o Mundo Veloz enfim pode apresentar à você quem são as 10 feras.

- A primeira prova acontece já este final de semana em Curitiba no Paraná, na sequência os pilotos e equipes vão para Brasília, Tarumã e encerram a temporada em São Paulo, no dia 7 de dezembro.

Confira:

MARCOS GOMES


Equipe: Medley/A. Mattheis
Posição:
Pontos: 225
Melhor resultado em 2008: 2 vitórias (ambas em Interlagos)

- Pode ser sim considerado uma das grandes surpresas da temporada. Não que ninguém esperasse que em breve ele se tornasse um piloto de ponta, mas talvez não de forma tão rápida. Foi bem em todas as provas e desponta como principal favorito ao título principalmente por ter em mãos um carro muito bem acertado. Seu grande trunfo é a constância e capacidade de somar muitos pontos em todas as provas, mesmo que não seja possível brigar pela vitória. É sim o favorito.

RICARDO MAURÍCIO


Equipe: WA Mattheis
Posição:
Pontos: 220 pontos
Melhor resultado em 2008: 3 vitórias (Brasília, Curitiba e Campo Grande)

- Tem a seu lado o fator experiência. É seu segundo ano em uma equipe que pode ser considerada grande e é a terceira vez que participa do Playoff em três realizações. Maurício é o piloto com maior número de vitórias no ano e tem ótimo entrosamento com todos no time. Principal rival de Marquinhos na disputa pelo título ele alterna corridas cerebrais com momentos de muito arrojo e agressividade.

THIAGO CAMILO


Equipe: Vogel Texaco
Posição:
Pontos: 216 pontos
Melhor resultado em 2008: 1 vitória (Londrina)

- Não se destacou tanto quanto em 2007, mas não foi irregular como a maioria dos pilotos da Stock car em 2008, com isso, conquistou uma justa 3ª colocação, em especial após a grande vitória em Londrina na última etapa da fase de classificação. Subiu muito de produção nas três últimas provas conquistando um 3º, um 4º e um 1º lugar. Ao que parece, chegará forte à disputa derradeira.

CACÁ BUENO


Equipe: RC Eurofarma
Posição:
Pontos: 214
Melhor resultado em 2008: 1 vitória (Santa Cruz do Sul)

- Outro que não repetiu o desempenho dos últimos anos mas, mesmo assim, chegou em boa posição ao playoff. Diferente dos últimos anos - mesmo nos que não foi campeão - Cacá conquistou apenas uma vitória, em Santa Cruz do Sul. Bateu na trave na Corrida do Milhão, deixou de pontuar em duas provas e não se destacou como de praxe. Mesmo assim ainda é um dos melhores pilotos da categoria e não se pode apostar contra alguém dese nível.

VALDENO BRITO


Equipe: Medley/A. Mattheis
Posição:
Pontos: 212
Melhor resultado em 2008: 1 vitória (Rio de Janeiro)

- Viveu um estado de graça após conquistar sua primeira vitória na categoria esse ano, justamente na Corrida do Milhão. Não, ele não ficou milionário pois perdeu dois terços do prêmio em divisão com equipe e patrocinador, mas a conquista veio em um momento onde sua posição no playoff e também dentro da equipe estavam ameaçadas. Com o resultado ele carimbou seu passaporte à fase final do campeonato e ainda recuperou o moral.

ÁTILA ABREU


Equipe: JF
Posição:
Pontos: 210
Melhor resultado em 2008: 3º (Campo Grande)

- Na temporada das surpresas Átila Abreu pode ser considerado a maior delas. É chamado de garotão pois é um dos pilotos mais jovens da categoria. Em sua primeira temporada completa ele já conseguiu incomodar os grandes conquistando bons resultados com o pódio de Campo Grande e o 4º lugar de Brasília. Em alguns momentos chegou a estar perto de conquistar até mesmo uma vitória. Não é favorito ao título, mas deve atrapalhar e pode melhorar sua posição.

GIULIANO LOSACCO


Equipe: JF
Posição:
Pontos: 209
Melhor resultado em 2008: 2º (Londrina)

- O bicampeão (2004 e 2005) volta a ocupar uma posição entre os grandes, lugar a qual sempre terá direito devido à seus feitos na categoria. Desde o ano passado não vive bom momento, mas ninguém discute sua capacidade. Assim como em 2007 não começou bem a temporada mas se recuperou conquistando um pódio justamente na última corrida da primeira fase. Se realmente ele se encontrou com o carro pode sim brigar pelo título.

ALLAM KHODAIR


Equipe: Boettger
Posição:
Pontos: 208
Melhor resultado em 2008: 3º (Santa Cruz e Londrina)

- Difícil um piloto que não conquista pontos nas três primeiras provas do ano conseguir um lugar no playoff. Pois a 3ª posição em Santa Cruz do Sul foi o grande divisor de águas da temporada para ele, que ainda se aproveitou da alta divisão de pontos entre os pilotos que se encontravam em posições próximas à sua. É agressivo e brigará por pódios e vitórias, mas pode por tudo a perder pelo excesso de arrojo em alguns momentos.

ALCEU FELDMANN


Equipe: Boettger
Posição:
Pontos: 207
Melhor resultado em 2008: 5º (Rio de Janeiro)

- É o grande "come quieto" da categoria. Sua melhor colocação foi um 5º lugar no Rio de Janeiro, mas em 8 provas ele conquistou pontos em 6 delas e mais uma vez está entre os dez melhores. O provável é que não conquiste um título, mas chama atenção o fato dele ter se classificado para 2 entre 3 edições do playoff pois ele está longe de ser o piloto que concentra mais atenções na Stock Car.

POPÓ BUENO


Equipe: Hot Car competições
Posição: 10º
Pontos: 206
Melhor resultado em 2008: 6º (Brasília)

- Conquistou a última vaga do playoff não em um momento de corrida, e sim, devido à uma decisão judicial. É bom que se diga que não foi ele o autor, e sim Luciano Burti, que se sentiu prejudicado por uma punição na segunda prova em Brasília e carregava consigo uma liminar que lhe garantia os pontos. O julgamento de ontem derrubou a ação e o irmão mais novo de Cacá ficou com a vaga. Ele promete tentar brigar pelo título, mas seus resultados em 2008 não são tão bons, o melhor deles foi um 6º lugar exatamente na etapa que foi realizada na capital federal.

Fotos: www.stockcar.com.br (site oficial)

1 comentários:

Thiago Raposo disse...

Belíssimo post...
Minha torcida vai ser para o Ricardinho...
Abraços