6/07/2007

Suiça: Cai um tabu...

Essa notícia realmente me chamou atenção...


- Algumas pessoas conhecem a história da tenebrosa 24 horas de Le Mans de 1955. Após sofrer um toque de Mike Hawthorn, Pierre Levegh teve seu carro arremessado contra o público e junto à ele mais de 80 pessoas perderam a vida naquele que até hoje é considerado o pior acidente da história do automobilismo.

- Esse acidente teve sérias consequências em diversas áreas. A Mercedes por exemplo ficou de fora das competições, por vontade própria por muitos e muitos anos, o que por sinal acabou acarretando também o freio da evolução das tão famosas "Flechas de Prata", que dominavam o automobilismo naqueles dias.


- Mas o que mais chamou atenção, é que o país vizinho, a Suiça, proibiu toda e qualquer competição de carro em seu território. Nem arrancadas em autódromos, corridas de turismo, motos, nada. Fórmula-1 então nem pensar.


- Mas ante-ontem, dia 05 de junho de 2007, quase 52 anos depois (o acidente foi em um 27 de junho) o parlamento daquele país revogou essa proibição e passou novamente a permitir que as competições acontecessem na Suiça. O resultado foi apertado, 97 votos à favor e 77 contra.


- Conforme citado no site Grande Premio, à favor o argumento de que as corridas podem alavancar o turismo e também o desenvolvimento da indústria automobilística local. E contra a agressão ao meio ambiente que as corridas provocariam e também o aumento do número de acidentes nas estradas. Não gosto dos argumentos contrários à decisão, mas trauma é trauma e deve ser respeitado.

- Será interessante depois de tanto tempo ver quem se habilita a levantar um autódromo para que um dia quem sabe seja até mesmo realizado o Grande Prêmio da Suiça novamente, afinal, até equipe com sede na Suiça a categoria tem, que é a BMW-Sauber. É algo para se acompanhar de perto.


- A imagem acima é uma das poucas em cores do acidente que marcou o automobilismo de várias formas, e abaixo mais alguma fotos, terríveis por sinal.

3 comentários:

Felipe Maciel disse...

Essas fotos são boas, eu só tinha visto o vídeo sobre o acidente, mas as fotos dizem mais, nesse caso.
Garcia, o toque não teria sido com o Macklin?

Carlos Garcia disse...

Felipe, o Macklin talvez tenha apenas terminado de cravar a espada no peito do pobre Levegh, para desespero de mais de 80 pessoas que perderam a vida no acidente, mas aquele que foi considerado "culpado" pelo acidente foi Mike Hawthorn... que se não me engano, ele sim, tocou com Macklin...

Blog do Eduardo Souza Aranha disse...

Não há dúvida de quem deu o toque foi o Mike, em uma desastrada manobra para entrar no boxe. Chegou a ser processado pelas autoridades esportivas por ter originado o acidente.
Eduardo Aranha