5/13/2007

Massa vence por ele mesmo

Na Espanha Felipe Massa se valeu de um bom equipamento mas soube utilizá-lo a seu favor em momentos cruciais...


- Felipe Massa da Ferrari venceu hoje o Grande Prêmio da Espanha em Barcelona de uma forma, analisando pelo desenrolar da prova, foi tranquila. Tinha uma Ferrari em boa forma nas mãos, guiou de forma tranquila, perdeu a liderança apenas em suas duas paradas nos boxes (nas voltas 19 e 41) e cruzou a linha de chegada com 7 segundos de vantagem para Lewis Hamilton, número que mostra que ele ainda pôde administrar a corrida poupando equipamento no final.

- Mas não foi bem assim. Ontem Fernando Alonso havia cravado uma bela volta quando Felipe Massa tirou tudo o que podia do carro (em especial no último trecho de volta) e baixou seu tempo fazendo uma volta voadora.

- Em condições normais eu diria que teria sido meio caminho andado para a vitória em uma pista como Barcelona onde ultrapassar é quase impossível. Mas Fernando Alonso fazia questão de vencer sua corrida em casa e resolveu partir com tudo para cima de Felipe logo na primeira curva. E o que ele fez? Não só manteve sua trajetória em um local onde seria quase impossível manter a liderança sem acidentes, como levou um "chega pra lá" de Alonso e não esmureceu. Colocou Alonso em uma posição onde ele teve de sair pela brita para que os dois não abandonassem a prova e ficou com a liderança jogando Alonso para a quarta colocação.

- Por esses dois motivos é tranquilo dizer que ele venceu por seus próprios méritos e não por ter um carro em ótimas condições. Claro que o carro é bom, mas analisando seu companheiro de equipe que embora tenha abandonado não andava bem e vem tomando tempo atrás de tempo dá pra se dizer que ele venceu por ele mesmo.

- Agora ele é o terceiro colocado no campeonato com 27 pontos contra 28 de Alonso e 30 do surpreendente e por que não dizer "espetacular" Lewis Hamilton. Raikkonen? Segue com 22 pontos por ter abandonado com problemas elétricos em sua Ferrari.

- Alonso diz: "Eu tinha meio carro à frente, em condições como essas geralmente os dois pilotos abandonam, uma pena que Felipe não tenha visto isso e por sorte não abandonamos".

- Felipe diz: "Foi uma manobra muito arriscada, depois do que aconteceu na Malásia eu precisava manter a liderança e por isso resolvi arriscar"

- O que eu penso: Felipe Massa tinha a preferência da curva, Felipe Massa deixou o lado de fora e ele chegou a dar um "chega pra lá" em Felipe pra tentar fazer a curva na tangência. Não havia espaço e ele foi para a brita. Por que ele está reclamando se quem resolveu arriscar foi ele mesmo?

Confira os 10 primeiros:

1º Felipe Massa - Ferrari
2º Lewis Hamilton - McLaren
3º Fernando Alonso - McLaren
4º Robert Kubica - BMW
5º David Coulthard - Red Bull
6º Nico Rosberg - Williams
7º Heikki Kovalainen - Renault
8º Takuma Sato - Super Aguri
9º Giancarlo Fisichella - Renault
10º Rubens Barrichello - Honda

1 comentários:

Felipe Maciel disse...

Concordo. O Alonso se arriscou e pagou o preço por isso.
Nesses momentos que o piloto impões respeito. O Massa estava imprensado por dentro e fez o que tinha que fazer. Perfeito, o Felipe. Venceu a corrida ali.