11/16/2006

Stock Rio: Pilotos vão para a pista e para as ruas!!!

Críticas e elogios...


- Diante de críticas e elogios a Stock Car retorna hoje ao Rio de Janeiro, um ano depois da última etapa realizada em Jacarepaguá, ainda no traçado antigo. As obras do Panamericando encurtaram o circuito que agora passa a usar uma parte do traçado oval para que não tivesse ainda menos de 3Km. Ainda existem canteiros de obras espalhados pela pista, os muros do trecho oval diminuem a segurança, o asfalto está sujo e o complexo do Panamericano ainda ameaça a vida de Jacarepaguá. De qualquer forma todos estão felizes em poder correr no Rio de Janeiro, e é nesse clima que a Stock chega para a disputa de sua 11ª etapa do campeonato, a terceira do playoff decisivo. Depois dessa prova faltará só uma, é um bom momento para que o Rio volte a respirar velocidade.

- Devido às obras o traçado, considerado um dos mais seletivos do Brasil, está remodelado. Da reta dos boxes os pilotos agora farão uma junção direta com a reta oposta, a grande reta de Jacarepaguá que já não é tão grande assim. Eles não contornarão mais o curvão de acesso à parte norte do circuito, seguirão reto pelo trecho do antigo oval, contornarão as duas curvas para a esquerda dessa parte da pista e em 90 graus voltam para o traçado original, que já abrigou até mesmo provas de Fórmula-1 e que agora se vê obrigado à ser preterido.

(Novo circuito, montagem enviada pelo amigo Wagner Gonzales da Officer Motorsport)

- Os pilotos por enquanto estão divididos, não entre os que gostam da corrida no Rio e os que não gostam, mas sim entre eles mesmos. Cada piloto, cada integrante de equipe parece ter duas opiniões, uma que critica o traçado, as obras para o PAN, a segurança, a perda de parte da pista e mais, e outra que elogia o fato do Rio de Janeiro ainda conseguir sediar a prova mesmo com tantos problemas. Compartilho das duas opiniões também, um caminho inevitável ao que me parece, acredito que é importante o autódromo sediar uma prova importante como essa pelo menos para mostrar que ainda está respirando por aparelhos. Isso mostra que tudo ainda pode mudar e que aquele pólo de automobilismo, o segundo mais importante do país ainda pode ser salvo e não pode ficar à merce da vontade de algumas pessoas. Pessoas que formam uma minoria, mas que infelizmente estão no poder e pensam que isso os torna soberanos à ponto de ignorar até mesmo a vontade daqueles que os colocaram lá. Não vou citar nomes, muita gente sabe de quem estou falando, não quero falar de política e citar o nome dessas pessoas sujaria o meu blog, um espaço do qual eu muito gosto.

(Alain Prost de Fórmula-1 em Jacarepaguá venceu a prova de 1982)

- Hoje no Rio de Janeiro acontece uma carreata que sai da Lagoa Rodrigo de Freitas com destino ao aeroporto Santos Dumont. Participarão do "passeio" Raul Boesel, Cacá Bueno, Popó Bueno, Antonio Jorge Neto e Luciano Burti. A carreata dessa vez não é um protesto e sim um evento para que o povo carioca possa se aproximar dos carros da categoria. Uma oportunidade única segundo Boesel.

- Estarei no Rio de Janeiro acompanhando essa prova para a Tupi-AM. Chego hoje de madrugada e um dos motivos mais importantes dessa viagem é poder sentir o quanto de vida o autódromo ainda tem pela frente. Espero chegar lá e descobrir que muita coisa vai mudar para melhor.

E ainda...

- Felipe Pohletto, o carioca piloto de Tony Kanaan pode conquistar de quebra o primeiro título da Stock Jr. por antecipação. Ele diz que vai fazer uma corrida calculada mas que sabe que pode ser campeão até mesmo na primeira bandeira amarela, ainda na primeira bateria que da uma pontuação igual à da Fórmula-1 e caso Cassio Homem de Mello não esteja na ponta já daria o título para Pohletto;

- Componentes polêmicos dão prêmio à Renault e Ferrari: A Renault ganhou o prêmio de chassi do ano com uma boa ajuda do proibído amortecedor de massa e a Ferrari ganhou com sua calota um prêmio pela melhor solução aerodinâmica da temporada. Curioso;

- A Super Aguri escolheu o eterno piloto de testes Anthony Davidson para ser piloto titular em 2007. Com isso a equipe deixa de ser 100% japonesa e agora começa a quem sabe olhar para o futuro. Na Honda Christian Klien e James Rossitter venceram disputa com Gary Paffett e serão os pilotos de teste;

- Hirohide Hamashima, diretor esportivo da Bridgestone, admitiu que a Ferrari pode ser favorecida com o fato de a empresa ser a única fornecedora de pneus da Fórmula-1 em 2007. Segundo ele "a empresa tem um relacionamento muito forte com a equipe e isso ninguém poderá copiar, o que talvez dê mesmo uma vantagem para o time de Raikkonen e Massa". Mas fez questão de dizer também que a intenção é fornecer pneus em condições de igualdade;

- Parabéns Villeneuve: Depois de abandonar a Fórmula-1 ele vive agora um momento de total felicidade, o nascimento de Julez, primeiro filho casal Jacques e Johanna. Saúde e paz pra eles...

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