12/14/2006

Floripa e o último respiro do automobilismo nacional

Sim, o ano ainda não acabou...


- No próximo final de semana acontece na sensacional cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina o "Desafio das Estrelas", corrida de Kart promovida pelo piloto Felipe Massa e que, como o próprio nome já diz, reunirá astros de várias categorias do esporte à motor. Pilotos oriúndos da Fórmula-1, GP-2, Fórmula Indy, Stock Car, Moto GP, entre outras. Vale ressaltar também a especialíssima presenção do francês Jean Alesi, dono de uma vitória na Fórmula-1 e de uma legião de fãs. Alesi já não está mais na categoria, em 2005 correu no DTM Alemão.

- Mais uma corrida de Kart, depois do sucesso que se tornou as 500 Milhas da Granja Viana, organizadas por Felipe Giaffone e que tem como promotores Rubens Barrichello e Tony Kanaan, Felipe Massa também resolveu entrar na brincadeira. O formato é um pouco diferente, serão duas baterias de 25 minutos cada, as duas no domingo e os pilotos somam uma pontuação que é dada aos quinze primeiros de cada bateria (desde que completem 75% das voltas). Quem fizer o maior número de pontos vence. O kart também é um pouco diferente, afinal, o forte não é a durabilidade e sim a performance, o que torna a corrida bem interessante já que os karts são bem mais rápidos. O peso é igual para todos e os karts terão lastros para que se equiparem conforme o piloto mais pesado. Outra grande diferença é que a cada ano Massa escolhe uma sede diferente. Em 2005 a corrida aconteceu em Bauru, no interior de São Paulo, e provavelmente em 2007 o lugar será outro. Massa revela que o objetivo é fazer com que a prova entre no calendário oficial dos grandes pilotos do mundo, e que seja objetivo de todos disputar a prova.

Confira a lista dos 24 pilotos que disputam o Desafio das Estrelas:

Felipe Massa - Fórmula-1
Robert Doornbos - Fórmula-1
Tiago Monteiro - Fórmula-1
Vitantonio Liuzzi - Fórmula-1
Nelsinho Piquet - Fórmula-1
Rubens Barrichello - Fórmula-1
Tony Kanaan - Fórmula Indy
Ricardo Zonta - Fórmula-1
Jean Alesi - DTM Alemão
Felipe Giaffone - Fórmula Indy
Lucas di Grassi - GP-2
Alexandre Barros - Moto GP
Antonio Pizzonia - Fórmula-1
Cacá Bueno - Stock Car
Enrique Bernoldi - Ex Fórmula-1
Giuliano Losacco - Stock Car
Luciano Burti - Stock Car
Marcos Gomes - Stock Car
Popó Bueno - Stock Car
Vítor Meira - Fórmula Indy
Xandinho Negrão - GP-2
João Paulo de Oliveira - Super GT Japonês
Tarso Marques - Stock Car
Augusto Farfus Junior - WTCC
Hoover Orsi - Stock Car


- Vale ressaltar também o grande desafio do último final de semana que deve seguir na pista do Kartódromo dos Ingleses em Floripa, Cacá Bueno e Hoover Orsi que proporcionaram um dos momentos mais quentes do último domingo em Interlagos na final da Stock Car irão se reencontrar na prova. Os treinos começam amanhã para que os pilotos (que já estão quase todos na cidade) se adaptem ao Kart e à pista. Vitantonio Liuzzi tem testes amanhã ainda com Red Bull na Fórmula-1 e estuda-se a possibilidade de dar no sábado 30 minutos de pista livre para que ele também faça sua adaptação antes das qualificações. Aqui no "Mundo Veloz" você se informa do Desafio das Estrelas durante o final de semana...

0 comentários: