10/16/2006

Desgaste de pista em Interlagos

Informações da assessoria de imprensa... confira mais abaixo entrevista com Giuliano Losacco...

(Interlagos)

- Pessoal, as informações a seguir não são minhas e sim da assessoria do Grande Prêmio do Brasil que acontece no próximo domingo:

Desgaste da pista de Interlagos chama atenção às vésperas do Grande Prêmio do Brasil

- A deterioração do asfalto do circuito de Interlagos em alguns pontos críticos chamou a atenção da Organização Desportiva do GP Brasil em vistoria realizada no autódromo neste domingo, uma semana antes da corrida que encerra o Mundial de Fórmula 1 2006.

- Há desgaste e borracha queimada em diversos pontos, decorrentes do mau uso da pista ao longo do ano, que não tem a fiscalização adequada. Uma das principais causas do problema é uma exibição conhecida por “zerinho”, feita por algumas categorias. Nessa apresentação, os veículos estacionam na pista e giram em torno de seu eixo, desgastando o piso. O problema é permanente e só é resolvido com fresagem e recapeamento da pista.

- Outro problema identificado foi a presença de manchas de cimento que também mudam as características da superfície. Essas manchas são decorrentes do uso de cimento para secar vazamentos de óleo. O correto é utilizar um produto apropriado à base de pó não cimentício e biodegradável, que absorve o óleo sem prejudicar o asfalto.

- O inspetor de segurança da FIA, Charlie Whiting, fará nova vistoria na pista nesta semana, às vésperas da corrida.

- Agora sim, minha humilde opinião. Alguns problemas são completamente esperados, como por exemplo o problema da borracha que "danifica" o solo mas que faz a alegria de algumas categoria, como a Truck por exemplo, que utiliza o número como parte do show e de entretenimento. Aliás, a própria Stock Car utiliza dessas artifícios em algumas provas. Mas é um problema que é encontrado no mundo inteiro e não só no Brasil, e não são todos os circuitos que tem esse tipo de problema. Continuo acreditando ser um pecado essas informações virem à tona às vésperas do Grande Prêmio, como acontece todos os anos, pelo fato do calendário ser apertado as obras estão sempre atrasadas e as críticas sempre acontecem. Por sermos um país subdesenvolvido as críticas são sempre maiores.

- Em relação ao cimento eu concordo que é um problema que não pode acontecer. Mas não podemos nos esquecer que muitas das categorias que correm em Interlagos durante o ano (e falo nesse caso de categorias menores, como a Superclassic ou o paulista) não tem dinehiro suficiente pra chegar até o fim com a mesma estrutura do início do ano. Acredito que a SP Turis, que administra agora o autódromo poderia dar um auxílio maior à esse pessoal para que o autódromo chegue no final da temporada em condições de receber a Fórmula-1 sem críticas, que já estão se tornando cansativas.

E ainda...

Confira entrevista com o atual bicampeão da Stock Car Brasil Giuliano Losacco feita por mim ontem na programação da Rádio Tupi-AM. O contato foi feito graças à persistência de Thiago Braga, produtor do "Esporte Especial", valeu Thiago.

1 comentários:

Thiago Braga disse...

Voce só esqueceu de mencionar o fator sorte né.........hahahhaha

Grande abraço