3/24/2009

A Stock Car

Neste final de semana acontece não só a abertura do mundial de Fórmula-1 como também do brasileiro de Stock Car, a chamada Copa Nextel, o principal campeonato do automobilismo brasileiro...


- E ontem aconteceu o lançamento da Panasonic Racing em uma das unidades do restaurante Outback, um dos novos patrocinadores da equipe, de propriedade do próprio piloto Ricardo Zonta, que terá como companheiro o xará Sperafico.

- 40% do espaço do carro não foi vendido segundo ele, o que pôde se confirmar com a posterior apresentação do modelo aos presentes. É a crise, como todos gostam de falar, mas que em muitos casos realmente mostra suas garras, é o que parece ter acontecido mesmo.

- Perguntei a Zonta se o fato de não haver mais transmissão ao vivo das 12 etapas (quatro delas, inclusive a do próximo domingo terão apenas seu final exibido na TV) atrapalhou na captação de recursos, a resposta: "Sim, a exposição das marcas na TV é o que todos procuram, perder quatro etapas foi um golpe duro".

- Um colega perguntou o que vale a pena, o marketing direto na TV ou o chamado Marketing de relacionamento, que são as ações diretas no autódromo realizadas pelos patrocinadores e que foi usada como justificativa para se tirar as corridas do sábado e não mais ao vivo na TV (não havia mais espaço na programação aos domingos). Zonta prefere o marketing direto, a exposição.

- Interessa pra quem então o marketing de relacionamento? Pra organização ou pras equipes? Por que é tão difícil para os veículos então conseguir retorno financeiro em forma de patrocínio?

- Mais que isso, outra pergunta dizia respeito à compra dos novos carros, segundo Zonta os carros são caros, representam um gasto a mais (ele está colocando dinheiro do próprio bolso pra manter o time) e a organização não facilitou a vida das equipes na compra do carro, ao contrário do que já havia sido dito anteriormente. Ceeeeerto...

- Continuando, o carro em pista atinge uma temperatura interna de cerca de 70 graus, o que judia de qualquer piloto que esteja a bordo do mesmo. O escapamento passa por dentro do carro, na frente do piloto, a peça concentra uma temperatura dentro dela de 700 a 1000 graus. Ricardo Zonta não testou setup do carro e sim uma possível solução para isso.

- Cacá Bueno hoje se colocou em situação de extremo perigo após um violento e fumacento incêndio (fogo é minimamente aceitável, fumaça não).

- Mas o carro não havia sido exaustivamente testado? Não, me informou alguém, "foi apensas um shakedown, apenas pra ver se a máquina era capaz de sair do lugar sozinha..."

- E o campeonato começa no domingo, horas depois do final do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula-1. Você, que vai ficar acordado até as 5 da matina pra ver a estréia da principal categoria do automobilismo mundial, pretende acordar próximo das 11 da manhã pra ver o finalzinho da prova que acontecerá em Interlagos?

0 comentários: