6/04/2009

O conhoto

Não, ele não escreve com a mão esquerda, mas pode ser considerado como tal...


- Na Fórmula-1 dos 17 circuitos que atualmente compõem o calendário, 15 tem a maioria das curvas pro lado direito. Analisando a "força G" que os carros exercem sobre os pilotos não é difícil imaginar o quanto a musculatura do pescoço não é mais forte deste lado. Pois bem, aí chegam os Grandes Prêmios do Brasil, de Cingapura e da Turquia e os pilotos sofrem com a inversão da gravidade sobre sues pescoços.

- Pois bem. Hoje Massa brincou com relação a isso e disse que provavelmente ele seja melhor que os outros guiando para esse lado. Brincadeiras a parte é um dado que se deve prestar muita atenção.

Vejamos o que ele aprontou até aqui desde que chegou na Ferrari:

2006:

San Marino: Foi sua primeira experiência com um carro da Ferrari em um circuito anti-horário. Massa ultrapassou Barrichello na largada e terminou a corrida em quarto lugar sem ser muito combativo. Foi o quarto GP de Felipe com a nova equipe e o único onde ele não brigou pela vitória. A vitória ficou com Michael Schumacher;

Turquia: Fez a pole position e na corrida contou com uma bandeira amarela que colocou Fernando Alonso entre ele e Schumacher. Isso apenas impediu o jogo de equipe pois ele foi sempre o mais rápido durante todo o final de semana;

Brasil: Na decisão do título sobrou no sábado e conquistou a pole position de forma tranquila. No domingo ninguém foi capaz de ameaçá-lo e ele ficou com a vitória;

2007:

Turquia: Largando mais uma vez em primeiro Massa sobrou na prova e venceu tranquilamente de ponta a ponta. Apenas um piloto poderia talvez incomodá-lo, o que de qualquer forma seria muito improvável, que é o inglês Lewis Hamilton. Este porém teve um furo de pneu e ficou completamente fora da briga;

Brasil: Mais uma vez o sábado foi todo seu e apole foi confirmada. Na corrida o domínio mais uma vez apareceu e ninguém seria capaz sequer de fazer com que Massa mudasse seu ritmo por se sentir incomodado. Porém seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen estava disputando o título e precisava da vitória para confirmá-lo. Massa abriu e o finlandês passou, mas a vitória era sua;

2008:

Turquia: Massa, confirmando a "ladainha" de sempre foi pole e venceu. Seu maior rival foi Hamilton que, com uma estratégia de 3 paradas, esteve sempre mais lais leve e rápido. Sua parada a mais no box porém foi decisiva para que o imbatível Massa o passasse mais uma vez, tanto que o brasileiro sequer batalhou por posição quando foi ultrapassado;

Cingapura: Como surgimento de mais um circuito de sentido anti-horário lá vai o rapaz conquistar mais uma vez uma pole position com uma boa dose de tranquilidade. No sábado a corrida seria sua, mas um erro da Ferrari fez com que o piloto saísse dos boxes com a mangueira pendurada em seu carro. O reparo do erro lhe custou a vitória, que ficou com Alonso;

Brasil: Na decisão do título mundial e na maior derrota de sua carreira é bom ressaltar que Felipe foi soberano como poucas vezes um piloto foi em um final de semana. No sábado, no domingo, ninguém sequer o incomodou mais uma vez e, mesmo perdendo o título mais uma vez, ele pôde comemorar pelo menos mais uma vitória no Grande Prêmio do Brasil.

- Como se pode ver, Massa apenas não ganharia o Grande Prêmio de San Marino de 2006, sua primeira experiência do tipo com um carro da Ferrari. Em todas as outras ele venceu ou perdeu a vitória por fatores externos. Ele falou de brincadeira, mas faz sentido ou não?

- A declaração de Felipe Massa saiu no site Grande Prêmio!!!

0 comentários: