- O comentário inicial não poderia ser outro. Este é o carro que será utilizado pela Honda para se livrar do enorme vexame vivido na temporada de 2007 quando foi a terceira pior equipe do ano. E mais uma vez o que mais chamou atenção foi o visual ecológico adotado pelo time.
- Mas vamos por partes. Nos testes realizados em Valência (vide quadro ao lado) o carro não apresentou desempenho diferente daquele que acompanhamos no último ano com Rubens Barrichello e Jenson Button. É natural acreditar que pior do que estava não poderia ser, mas as primeiras impressões são muito ruins. Claro, são apenas testes de pré-temporada que não querem dizer muita coisa no caso de resultados extremos. Ninguém acreditou, por exemplo, que a Renault apresentaria o melhor carro apenas porque Alonso liderou um dos testes em Jerez.
- Estranha a ausência dos apêndices aerodinâmicos nas laterais traseiras, tão idolatrados pelos engenheiros, mas talvez a equipe esteja escondendo o jogo e vejamos os "enfeites" no primeiro final de semana do ano em Melbourne.
- Segundo o chefe de equipe Nick Fry, a equipe passou por uma evolução nos últimos 6 meses devido ao reconhecido péssimo desempenho de 2007. Segundo ele toda a filosofia de dentro do carro é diferente daquela vista no ano passado e o carro que estreará no mundial será completamente outro. Outro ponto forte para Fry foi a chegada de Ross Brawn, responsável pelo setor estratégico da Ferrari na era Schumacher, para o staff técnico.
- Ross Brawn que por sua vez quer fazer a equipe subir e conquistar o maior número de pontos possível, sendo que o maior desafio é fazer a fábrica de Brackley, na Inglaterra, se comunicar melhor com os setores japoneses da equipe.
- E os pilotos, o que acharam?
- Segundo Rubens Barrichello foi ótimo pilotar o novo carro, mesmo dando apenas 30 voltas. Segundo ele foi apenas um shakedown, sem objetivo de atingir um nível elevado de performance. Segundo ele, depois do tempo que passa no Brasil, longe do carro, é ótimo voltar à pilotar. Em alusão à sua 16ª temporada na categoria e também ao número 16, que carregará em seu bólido, ele chamou o novo modelo seu seu "doce 16".
- Button por sua vez, como todos os presentes, reconheceu que a temporada passada foi péssima mas teve o lado bom de explicitar erros que a equipe cometia para que pudessem ser corrigidos, o que o deixa confiante para 2008. Seu grande objetivo, como ele já havia dito anteriormente, é obter uma melhora significativa mesmo sem briga por vitórias em 2008 para que ele possa disputar o título em 2009.
- E a ecologia continua sendo o tema visual da Honda para 2008. Mais uma vez gostei do carro, que é bem diferente daquele do ano passado, mas também é bonito. O mar, cor predominante em 2007, da lugar ao branco e a crosta terrestre da lugar à folhas de árvore. O "Earthdreams", projeto apoiado pela Honda tem mais destaque no novo modelo e novos projetos deverão ser colocados em prática em 2008. Tudo isso me faz pensar que o carro da Honda não precisa ser nem um pouco bonito, sua proposta fala por si só.
- Sobre o desempenho, é óbvio que uma equipe que tem um dos principais orçamentos da Fórmula-1 precisa andar muito mais do que andou em 2007. A presença de Alexander Wurz como piloto de testes deve ajudar bastante. O austríaco por sinal deve ser o reserva mais acionado do ano devido à sua competência para a função. Mas é muito difícil saber se conseguirão, é melhor esperar. Resta aqui o aviso de Yasuhiro Wada, o presidente da Honda: "Erros acontecem quando se deseja alcançar um objetivo, mas só aceito isso uma vez"
CURTAS
Espionagem:
- Max Mosley afirma que caso de espionagem será esquecido assim que o mundial 2008 começar devido à presença dos grandes nomes da categoria, em especial Hamilton, Vettel, Boudais, Rosberg e Kubica. E o pior de tudo isso é queo que ele disse é uma grande verdade. Mas como diriam os alemães: "Aquele que esquece os erros do passado está condenado à repetí-los..."
Burlar o regulamento é possível?
- O chefão da FIA ainda aproveitou para dizer que é quase impossível, como disse Jarno Trulli semana passada, as equipes burlarem o regulamento no que diz respeito à auxílios eletrônicos. Segundo ele será preciso muito estudo para que consigam fazer isso devido à central eletrônica única em todos os carros. Mas até onde eu sei o que mais os engenheiros da Fórmula-1 fazem é estudar;
Super Aguri:
- Ainda em sua série de declarações ele disse que não apostaria sua vida na presença da Super Aguri na primeira prova do mundial e não pode garantir de forma alguma que todas as equipes disputem todas as provas do campeonato. Seria resultado de alguma política errada? O problema de Aguri é dinheiro, Mosley quer porque quer reduzir o custo das equipes. Quem ganha essa briga?
Treinos em linha reta:
- McLaren realizou testes em linha reta na Inhla de Menorca com o objetivo de treinar aceleração e freadas sem os auxílios eletrônicos, proibidos à partir de 2008. Amanhã é a vez da Renault, a preocupação é grande;
Le Mans Series:
- Audi anuncia o ex-piloto da Fórmula-1 Allan McNish, Dino Capello, Alex Premat e Mike Rockenfeller como duplas para a disputa do campeonato da Le Mans Series em 2008. A montadora participava apenas do American Le Mans Series e agora deve dificultar, e muito, a vida da Peugeot no LMS. Caso seja confirmada a etapa brasileira no calendário teremos a chance de ver mais dois protótipos à Diesel em Interlagos.
3 comentários:
Ih... O presidente falou grosso, agora eu quero ver... Mas realmente esse carro não me surpreendeu, talvez estejam escondendo o jogo, só pode...
Enquanto isso, o Rubinho continua fazendo suas piadinhas, né?
abs
Da pintura, pelo menos, eu gostei muito! Ficou parecendo aquela Lotus verde e amarela do Jim Clark...
Agora, resta saber se a Honda vai conseguir o mínimo de evolução em relação ao ano passado. Meu palpite é que a equipe marca entre 10 e 20 pontos nesse ano mais ou menos...
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Mas oque essa earthdreams realmente já fez em pró a natureza?
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