1/30/2008

Curtas da quarta

Sem testes ou grandes novidades...

- Na próxima semana acontece mais uma sessão de testes, dessa vez no Bahrein, no Oriente Médio, onde a Fórmula-1 realiza a terceira etapa do mundial. É o contato que as equipes devem ter com a temperatura quente do local. A grande dificuldade é a logística, já que toda a estrutura das equipes se encontra na Europa. Enquanto isso no "Mundo Veloz" você acompanha as "curtas" do dia...

Hamilton deseja o melhor à Fernando:


- O inglês Lewis Hamilton finalmente quebrou o silêncio no que diz respeito à temproada que viverá seu desafeto espanhol, o bicampeão Fernando Alonso. Para ele a Renualt entregará à seu ex-companheiro de time um carro em melhores condições que as do ano passado pois teve a chance de aprender com os erros cometidos na última temporada. Mais que isso, ele afirma que espera que a Renault esteja na briga para que o mundial não seja dividido novamente entre duas equipes, Ferrari e McLaren.

- Eu sinceramente acredito que o tempo sempre foi o melhor remédio para algumas das mágoas pelo qual as pessoas passam. No caso do ano passado foram dois garotos (embora grandes pilotos eles não passam de dois garotos) envolvidos em uma briga de egos que envolvia algo muito grande, um título mundial da Fórmula-1. Com base nisso, acredito que esse tempo sem se falarem e sem se verem deve ter sido bom para os dois lados, afinal, com a oportunidade de não se verem os atritos esfriam naturalmente;

Valência na mira das autoridades:

- Poluição sonora elevada para a região, ocupação do antigo leito do Rio Turia e falta de estudos mais detalhdos de impacto ambiental podem melar a prova que será realizada no dia 24 de agosto nas ruas de Valência, na Espanha. O deputado Willy Meyer, afirmou que as obras descumprem alguns aspectos ambientais e pediu à Comissão Européia que atue contra as obras no circuito. É mais um daqueles casos onde aparece algum político tentando aparecer, mesmo com razão, e depois desaparece no meio do nada ou da imensidão de um campeonato de Fórmula-1;

Passando o chapéu:

- Super Aguri precisa de dinheiro e apoio. Sua principal renda hoje vem da Honda, o que não é o suficiente. Isso gera um grande problema, afinal, a Aguri precisa capitalizar recursos e hoje uma forma de se fazer isso é contratando um piloto que traga patrocinadores. Porém, devido ao dinheiro que repassa à escuderia a Honda impede que Takuma Sato (o motivo pelo qual a equipe foi criada) e Anthony Davidson sejam desligados do time. Que enrosco;

Enquanto isso na India:

- O Spice Group, promotores da equipe indiana na A1 GP pensam sobre a possibilidade de compra da Super Aguri em mais uma investida para trazer de volta Narain Karthikeyan à Fórmula-1. Segundo ele a compra pode acontecer se o preço for satisfatório e ele admite ter conversado com dois times. De onde vem tanto dinheiro de um país que tem tanta pobreza?

Começou cedo:

- Aberta à temporada de controvérsias na McLaren. Enquanto o time e os pilotos titulares anunciam aos quatro cantos que Kovalainen e Hamilton terão o mesmo tratamento durante a temporada, o piloto de testes Pedro de La Rosa afirma que é contra a medida. "Na minha visão, um time de F-1 deve ter um líder e todos devem trabalhar para ele, como acontece no ciclismo. Este é o conceito moderno de equipe". Isso vindo de quem tanto trabalhou para o time e que já declarou insatisfação por não ter sido escolhido como titular pode ser um problema para a McLaren;

Na Williams... querendo crescer:

- Nico Rosberg declarou amor à Williams no último mês de dezembro. Mas agora resolveu afirmar que deseja estar em um time grande na temporada de 2010. Sua torcida é para que esse time seja a Williams, mas caso não seja ele vai procurar outras alternativas para vencer e brigar por títulos, algo que ele merece. Resta agora saber o quanto ele trabalhará para que isso aconteça;

Mais uma envolvendo a CBA:

- A "grande gestora" do nosso automobilismo, a CBA, depois se aceitar a destruição do autódromo de Jacarepaguá irá se ver envolvida em mais uma batalha em 2008. No ano passado a entidade declarou ilegal todos os campeonatos de Kart da Billand e ainda extinguiu a LINEA (Liga Nacional do Esporte Automotor) e cancelou a última etapa do campeonato paulista da entidade que vinha se tornando a referência no Kart brasileiro.

- Agora, Paulo César Breim, representante da marca no Brasil, afirmou que vai criar uma liga independente em 2008, fará campeonatos, dará suporte aos pilotos que disputarão seus campeonatos para que não sejam punidos pela CBA e também entrará com uma ação judicial contra a entidade. E ele promete os calendários da Federação Nacional de Kart para logo depois do Carnaval.

- O "Mundo Veloz" está na torcida por você. Este blog se declara insatisfeito com a atual direção do nosso esporte à motor por inúmeros problemas, entre eles, o fato de não termos competições fortes o suficiente para revelar os talentos que sempre formaram a base do nosso automobilismo. O espaço está aberto ao que for necessário.

- Entre outras atitudes, o mundial de kart que seria realizado no Brasil foi sumariamente cancelado pela CBA mesmo com a possibilidade de serem trazidos da Inglaterra todos os profissionais necessários para que a prova se realizasse sem custo algum. Mas não, o Brasil está fora;

O abraço do dia...

- Vai para o amigo Alexander Grunwald, do Sportv. Carioca gente boa que está vivendo em São Paulo agora por motivos profissionais. Ontem pudemos sentar e bater um bom papo e fica aqui o meu abraço. Prometo que não uso mais jabá, certo Grunwa?

2 comentários:

Felipe Maciel disse...

Parece que a CBA tem a missão de acabar com o automobilismo, impressionante!

Blog F1 Grand Prix disse...

Sei não, mas o Hamilton foi politicamente correto demais nessas declaraçãoes. Duvido que ele esteja torcendo assim para o Alonso hehehe...

Grande abraço!

Gustavo Coelho