11/21/2007

Os 10 mais feios

Revista Autoesporte elege os 10 carros mais feios do Brasil...

- Saio um pouco do tema automobilismo esportivo no dia de hoje para dar destaque à lista dos 10 carros mais feios do Brasil. 11 acabaram saindo na enquete que foi feita entre os leitores da revista pois os dois últimos terminaram empatados. Abaixo eu comento, e aguardo o seu comentário.

10º lugar - Clio Sedan:














- O Clio é um dos meus carros preferidos. Além de ser o 1.0 mais forte que eu já dirigi e ter uma direção levíssima (mesmo a mecânica), tem um design maravilhoso. Há poucos anos atrás todas as montadoras resolveram transformar os belos Hatch´s que vinham sendo lançados em sedans, mas não capricharam muito. O Clio Sedan está longe de ser um dos carros mais feios do Brasil na minha opinião, mas sua comparação com o hatch é desleal. A impressão que se dá é que puxaram a traseira do carro de qualquer jeito.

10º lugar - Novo Fiat Palio:















- Eu sigo sem entender porque algumas montadoras insistem em alterar radicalmente modelos de sucesso. O Palio era um dos exemplos de design da Fiat, mas seus dois últimos modelos deixaram muito à desejar. Vale ressaltar que na enquete da Revista Auto Esporte os votantes pediram para que fosse incluída apenas a imagem do "Novo Palio" na eleição.

9º lugar - Ford Ka:














- Parece mesmo que o brasileiro tem uma certa dificuldade para entender o que é diferente. Por mais que o Ka esteja "na ativa" há vários anos no Brasil, seu layout não é lá muito comum, até hoje. Para ser um pouco mais sincero eu não gosto do último modelo (com os faróis traseiros maiores e grade dianteira em maior destaque), mas este é um carro especialmente bonito na minha opinião. Seu design futurista, sua eficiência aerodinâmica e seu desenho sempre coerente me convence.

8º lugar - Chevette:















- Um clássico. Um dos carros mais roubados nos dias de hoje, o Chevette é um carro que desperta diferentes opiniões, uns amam, outros odeiam. Eu particularmente me agrado com os modelos mais antigos deste carro que, em suas últimas versões, deixou mesmo a desejar.

7º lugar - Gurgel BR800:














- Para uns motivo de orgulho nacional, para outros motivo de vergonha. A Gurgel tinha uma proposta de construir carros 100% brasileiros à um baixo custo e "eficiência" satisfatória. Nunca conseguiu atingir plenamente seus objetivos e seus carros definitivamente não eram bonitos. Não é o mais feio do Brasil mas o sétimo lugar me parece de bom tamanho.

6º lugar - Fiat Oggi:














- A melhor definição para este carro é "engraçado". Hoje em dia é muito difícil ver um modelo deste aqui em São Paulo, mas não impossível. E quando cruzo com um deste não posso me esquecer que quando pequeno eu desenhava meus carros e eles eram iguaizinhos ao Fiat Oggi. O dia que eu vi o primeiro na rua quase me convenci que eu era um bom desenhista, o que definitivamente não sou. Carro de criança é feio, posição justa.

5º lugar - Uno Mille:














- Esse farolzinho dianteiro da nova versão não é o que mais me agradou nos modelos lançados pela montadora. Mas definitivamente não é justo eleger o Uno Mille o 5º carro mais feio do Brasil. Acredito que os eleitores da revista tenha sido atingido por algum tipo de saudosismo e, assim, elegeram o carro meio novo na lista.

4º lugar - Kadett Ipanema (Wagon):














- Tá, eu nunca gostei muito da família Kadett. Mas me lembro rapidamente aqui de inúmeras "peruas" mais feias que a Ipanema, que por sinal era enorme por dentro. Nunca gostei da Elba, da versão wagon para o Versailles (que não me lembro o nome), da perua Escort, enfim... inúmeras. Alguns modelos da Ipanema ainda tinham algum apelo estético interessante, itens que não eram de série e que o tornavam um carro muito bonito. Injusto.

3º lugar - Fiat Panorama:














- Na peruas mais feias de minha lembrança não citei a Panorama pois ela está em seu devido lugar de um dos carros mais feios do Brasil. Versão Wagon do Fiat 147, foi descontinuada para dar lugar à Elba quando o Uno chegou ao Brasil. A Fiorino, que era a versão furgão/pick-up manteve o nome, mas o marketing da Fiat resolveu dar um novo nome à perua pois a rejeição à Panorama era muito grande. Justíssimo.

2º lugar - Fiat Doblô:














- Mais uma que não entendi direito de início. Não é um carro bonito, definitivamente, mas també, não sei se mereceria um lugar entre os 10. De qualquer forma, 4 carros da FIAT entre os 11 citados aqui é um dado que explica uma certa rejeição ao desenho dos carros da FIAT no Brasil. Injusto.

1º lugar - Renault Logan:














- Sim, um carro muito feio, um dos mais feios do Brasil sem dúvida alguma. Dada a pomposidade de seu lançamento, justíssimo o título de campeão do horro. Ainda no final de semana conversando com Wagner "Beegola" Gonzalez no Rio de Janeiro comentamos sobre o quão feio é o último lançamento da Renault no Brasil. Carro popular não precisa ser desprovido de beleza.

- Linhas quadradas, faróis nem um pouco competitivos e uma desarmonia em seu desenho do meio para trás transformam este modelo da Renault em um show de horrores. Parece carro russo.

E você?

- Mande sua lista para o "Mundo Veloz" e vamos debater.


6 comentários:

Unknown disse...

Da lista da Autosport, eu tiraria o Ka, o Chevette, o Uno e a Ipanema. Colocaria também o novo Mégane (a escola Renault me parece pior que a da Fiat), o Clio, o Fox e o Picasso — este, em primeiro lugar. Parece um Ford Taurus mais alto.

Anônimo disse...

Eu até pedi um credenciamento pelo "Café com F1" mas acho que não rolou pois não recebi nenhuma resposta!

Anônimo disse...

A Renault está ganhando o espaço que antes era da FIAT como parideira de filhotes feios. Realmente a maioria dos carros da marca francesa são feios demais, um show de horror nas ruas.

E concordo com o Francisco. O Picasso é feio pra caramba, parece um panetone amarrado com lacinho.

O blog até me lembrou o Blig do Gomes, de tanto carro velho e feio junto uahauhauhauha!! Abraços Garcia!

Anônimo disse...

o palio modelo novo tem a traseira mais horrorosa de todas!!!

Anônimo disse...

eu nao acho o logan feio não ,é bonito sim, muito mais bonito que muitos carros da mesma categoria que tem por ai

sublimatico.com disse...

Olha... FIAT, RENAULT e a FORD que embora evoluiu muito em seus modelos, andei bisbilhotando a net e vi algumas coisas que me agradaram muito...
Oh trio de montadora para fazer carro feio! Deus me livre, as vezes da um acerto e na próxima desanda tudo! A FIAT então com esse novo modelo do palio deu um tiro de doze no pé, tirando os carros não populares da montadora o Palio e o Uno é de dar dor nas vistas! A Volkswagem com o lançamento do novo gol e novo voyage vai engolir a Fiat igual uma draga, e diga-se de passagem; o novo Siena tambem... Puxa vida o troço feio parece três carros imendados no outro para mim só a traseira salvou.
O novo Ford KA segue a linha do Siena parece um Frankinstein, acho que ate que em fim estão começando a enxergar que brasileiro não é bobo e que é bem exigente.
Abraço a todos!

Kassyo
Sabará - MG